Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 10:51 - A | A

Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 10h:51 - A | A

Tradição

Prefeitura autoriza Banho de São João em Porto Geral

Festejo precisará seguir normas de biossegurança para a prevenção da Covid-19

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Prefeitura autoriza Banho de São João em Porto Geral

Festejo é Patrimônio Imaterial do Brasil

Prefeitura de Corumbá divulgou na última segunda-feira (21), por meio DIOCORUMBÁ, o Decreto Nº 2.606 que autoriza a realização do tradicional Banho da imagem de São João na Prainha do Porto Geral. 

 

Conforme o edital, o festejo seguirá uma série de regras de biossegurança para evitar aglomerações e a proliferação da Covid-19, por isso cada devoto poderá realizar o Banho do Santo, de forma individual ou com no máximo cinco acompanhantes, durante 15 minutos. Agência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal, por meio dos membros do Grupo de Fiscalização Intensiva (GFI) junto aos servidores da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, irão controlar o acesso ao Porto nos dias 23 e 24 de junho. O ritual poderá ser realizado entre às 05h e 21h, conforme Decreto nº 2.601, que instituiu toque de recolher no município. 

 

Em 19 de maio, o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), decidiu reconhecer o tradicional Banho de São João de Corumbá como Patrimônio Imaterial do Brasil. A conquista era aguardada há dez anos por toda classe cultural dos municípios de Corumbá e Ladário.

 

De acordo com a administração municipal, não será permitida a comercialização de bebidas e alimentos por ambulantes e proprietários de barracas na Prainha do Porto Geral e demais locais ao entorno. Segundo a assessoria, a Secretaria Municipal de Saúde poderá estabelecer normas adicionais.

 

Em celebração a data, a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, promove até o dia 23 de junho, a “Novena de Lives”, iniciativa que consiste em difundir a tradição e singularidade do Banho de São João de Corumbá.

 

Comente esta notícia