Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 15:51 - A | A

Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 15h:51 - A | A

Conquista

Banho de São João é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil

Evento é uma das festividades mais tradicionais de Corumbá

Lethycia Anjos
Capital News

Renê Carneiro/PMC

Banho de São João é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil

Equipe da Prefeitura acompanhou reunião no Paço Municipal

Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), decidiu durante 95ª Reunião, realizada na última quarta-feira (19), reconhecer o tradicional Banho de São João de Corumbá como Patrimônio Imaterial do Brasil. A conquista era aguardada há dez anos por toda classe cultural dos municípios de Corumbá e Ladário.

 

O Banho de São João é uma das principais manifestações populares da cidade, ao longo dos anos os festeiros construíram uma de herança cultural que foi passada entre gerações, perpetuando a tradição de comemorar o santo junino com o batismo nas águas do rio Paraguai.

 

Estudiosos afirmam que os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário ocorreram por volta do final do século XIX, na época os jornais locais retratavam a forma singular dos festejos juninos promovidos nas cidades pantaneiras. Conforme a assessoria, os festejos reúnem uma diversidade de influências de povos, como os árabes e portugueses, além do sincretismo religioso, entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.

 

Em 2010 a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da então Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, encaminhou o pedido inicial, desde então foram realizados diversos estudos, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o Iphan, a Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Conselho Municipal de Políticas Culturais, para analisar a viabilidade da proposta. 

 

Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes parabenizou o município pela conquista. “É um momento muito especial para toda nossa cidade, para todo povo corumbaense. Fico muito feliz por esse reconhecimento nacional, principalmente porque sabemos da grande importância do banho de São João, não só para a economia da região, mas principalmente para a fé dos nossos festeiros”, destacou via assessoria.

 

A 95ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, foi acompanhada pelo secretário de Governo, Eduardo Iunes, juntamente com o diretor-presidente da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson da Silva Cruz, e dos servidores Sandro Asseff, José Antônio Garcia (Tanabi), Joanita Ametlla, José Carlos Macena de Britto Júnior e Marcelle Saboya.

 

Divulgação/PMC

Edital dá oportunidade aos festeiros de São João registrarem suas trajetórias

Tradicional Banho de São João

Na ocasião, Eduardo Iunes enfatizou a satisfação em ter o festejo nacionalmente reconhecido. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento pelo Iphan Nacional. Agradecemos a todos os cidadãos e aos festeiros, em especial, pelo momento ímpar. Embora estejamos passando por esse momento de pandemia, essa valorização ameniza um pouco a tristeza de não poder realizar a festa. E assim que pudermos, com certeza será mais uma motivação para que ela aconteça de forma especial”, ressaltou Iunes via assessoria.

 

Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz, destacou a importância da conquista. “O Banho de São João em Corumbá e Ladário passam agora a configurar ao lado de outras importantes manifestações do país a exemplo do Círio de Nazaré, o São João de Campina Grande, como representação significativa do país, o que enaltece mais ainda o papel da tradição cultural popular de nossa região”, comentou via assessoria

 

A partir da aprovação do registro, Mato Grosso do Sul passa a ter um bem imaterial registrado exclusivamente em seu território. Atualmente a Viola-de-Cocho, também é classificada como patrimônio imaterial, contudo a conquista é partilhada com o estado de Mato Grosso.

 

Professora-doutora, Cecília Londres foi a relatora do parecer técnico referente ao pedido do registro e visitou em 2019, as cidades de Corumbá e Ladário, para refazer a trajetória de todo processo de registro desde 2010, durante a visita ela parabenizou o excelente trabalho de coleta de relatos dos festeiros realizado por meio da parceria entre o IPHAN e UFMS.

 

Dados da Fundação da Cultura do Patrimônio Histórico, apontam que em Corumbá existem ao menos cem festeiros no território urbano. Devido a pandemia da Covid-19, a prefeitura lançou um edital voltado aos festeiros de São João, que consiste na entrega de um registro audiovisual sobre a trajetória de suas comunidades para compor o acervo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

 

Comente esta notícia