Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Terça-feira, 19 de Março de 2019, 17:12 - A | A

Terça-feira, 19 de Março de 2019, 17h:12 - A | A

Prevenção

Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre Dengue em Corumbá

Evento busca sanar todas as dúvidas dos agentes e envolvidos no combate realizado no município

Flavia Andrade
Capital News

Renê Carneiro/PMC

Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre Dengue em Corumbá

Evento busca sanar todas as dúvidas dos agentes e envolvidos no combate realizado no município

 

Entre os dias 19 e 22 de março, os Agentes de Vigilância em Saúde/Endemias do Centro de Controle de Vetores e a Vigilância Ambiental de Corumbá participam de uma capacitação como parte do programa de Educação Permanente em Saúde.

 

A capacitação é uma parceria entre o Município e o Governo do Estado. No encontro serão abordadas as situações referentes as epidemias encontradas em Corumbá, a biologia dos vetores, notificação dos imóveis e o papel técnico e operacional dos agentes.

 

Para o representante da Coordenação Estadual de Controle de Vetores do Estado, Márcio Luiz de Oliveira,“Em anos anteriores, neste mesmo período, tínhamos um quadro bem crítico em Corumbá, atualmente a situação é outra, comparando com os demais municípios, Corumbá está em uma situação relativamente confortável, mas temos sempre que manter o alerta, até pelas peculiaridades locais, como o rio e o calor”, afirma.

 

De acordo com o Secretário de Saúde, Rogério Leite, “A atuação de vocês, agentes comunitários, é fundamental para diminuirmos os altos índice. É importante que aprimorem seus conhecimentos para atuar junto à comunidade. As doenças e os vírus passam por mutações com tempo, é fundamental os profissionais estarem atualizados”, aponta.

 

Segundo Prefeito, Marcelo Iunes, ”Um dos objetivos da nossa gestão é ter profissionais capacitados para atuarem com a sociedade, nas residências das pessoas, no levantamento de problemas e no acompanhamento e promoção da saúde dos moradores”, conclui.

 

Nos dias 21 e 22, o médico infectologista, Dr. Hilton Luiz, abordará o tema para médicos e enfermeiros da rede de atenção à saúde, no Auditório da Prefeitura Municipal.

 

A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefone para moradores denunciarem locais com possíveis foco, como piscinas verdes e sem manutenção, terrenos baldios com latas e garrafas, casas fechadas, caixas de água ou tambores abertos. Ligue 08006472255 / 08006472109 / 3233-2783

 

Comente esta notícia