Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 15:59 - A | A

Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2019, 15h:59 - A | A

SERVIÇO

População do interior recebe atendimento especializado de assistência à saúde

Atendimentos serão disponibilizados nos municípios de Corumbá, Coxim, Jardim e Nova Andradina

Leonardo Barbosa
Capital News

Cassems/Divulgação

População do interior recebem atendimento especializado de assistência à saúde

A Caixa dos Servidores leva medicina especializada aos locais onda não há disponibilidades desses serviços

O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” completa, em 2019, seis anos de atendimento. Criado em 2013, desde então, o programa já atendeu, aproximadamente, 33 mil pessoas, sendo que, só em 2018, foram realizados mais de 8 mil atendimentos. A implementação desse atendimento especializado aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas no interior do estado. Dessa forma, o principal objetivo do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

 

Na quarta-feira (16), a cardiologista Rita Pinheiro atende em Coxim. Nova Andradina recebe, na sexta-feira (18), atendimento com a endocrinologista Samira Maria. No sábado (19), Corumbá recebe atendimento com a geriatra Aline Eloisa e a Natalia Della atende em Jardim.

 

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, o sucesso das ações dependem da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.

 

A beneficiária Orcilene Ajala foi atendida pelo programa em Jardim. Ela conta que teve uma experiência positiva, “o atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.

 

Atendida em Sidrolândia, Jessica Diolindo levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.

 

 

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.

 

Comente esta notícia