Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 15 de Julho de 2021, 10:51 - A | A

Quinta-feira, 15 de Julho de 2021, 10h:51 - A | A

Agricultura

Curso gratuito fomenta a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul

Iniciativa é destinada a produtores do assentamento Taquaral

Lethycia Anjos
Capital News

Clóvis Neto/PMC

Curso gratuito fomenta a agricultura familiar em MS

Capacitação em Corumbá

Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, em parceria o Sindicato Rural de Corumbá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), deram início na última quarta-feira (14), ao programa ‘Negócio Certo Rural’ que promove a qualificação profissional na área de piscicultura a agricultores familiares que residem no assentamento Taquaral. 

 

Instrutor do Senar/MS, Hélcio Sandim explica que durante o curso serão apresentadas ferramentas de cálculo de custo de produção, controles internos e planejamento da administração da propriedade. “Concluindo o curso, o produtor vai conseguir fazer o plano de negócio. Como aqui são produtores de piscicultura, eles vão aprender e construir um plano de negócio relacionado à atividade, no caso a piscicultura”, destacou via assessoria.

 

O programa ‘Negócio Certo Rural’ foi dividido em etapas que consistem na realização do diagnóstico da propriedade rural; identificação das ideias do negócio; descrição do negócio; consultoria de avaliação da ideia do negócio; verificação da viabilidade do negócio; organize e administre o negócio e, por fim, consultoria de gestão da propriedade.

 

Hélcio Sandim detalha como o programa será desenvolvido. “O primeiro deles é para o diagnóstico da propriedade, quando fazemos o levantamento da área, os pontos fortes e fracos e quais as oportunidades que podem ter. A partir daí, ele vai desenvolver essa ideia de negócio, para chegar ao último encontro com esse plano de negócio construído. Esse último é uma consultoria, é uma visita. Cada produtor vai ter uma visita exclusiva na propriedade”, explicou o instrutor do Senar.

 

O início da capacitação no assentamento Taquaral, foi acompanhado pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, segundo ele a parceria baseia-se nas orientações do prefeito de Corumbá Marcelo Iunes, que visa incentivar a produção nos assentamentos do município 

 

Clóvis Neto/PMC

Curso gratuito fomenta a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul

                       Área destinada a piscicultura

Luciano Leite ressalta a importância do programa para os produtores familiares. “Temos essa parceria da Prefeitura de Corumbá com o Sindicato Rural e o ‘Negócio Certo Rural’ está incluído num programa que chama Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Nos assentamentos já temos os ATeGs hortifrúti, leite, Agroindústria e dentro da planície pantaneira temos o ATeG Pantanal. Hoje estamos buscando o ATeG piscicultura para atender aos pequenos produtores da agricultura familiar. Para participar dessa assistência técnica gerencial, juntamente com o Senar e Sebrae, na parte da comercialização, o pequeno produtor precisa participar do programa ‘Negócio Certo Rural' . Lá, ele irá olhar o custo dessa produção e durante quatro semanas, com outras duas visitas técnicas em cada propriedade. Assim, ele vai poder receber essa assistência técnica e gerencial com veterinário, engenheiro agrônomo, zootecnista, para acompanhá-lo durante dois anos de programa, para produtor começar a comercializar a sua produção, no caso, aqui, a piscicultura”, detalhou o secretário.

 

De acordo com o secretário, o curso será gratuito para os produtores que exercem a agricultura familiar no município. “Não tem custo nenhum, é custeado pela parceria do Senar, Sindicato Rural de Corumbá e Prefeitura Municipal de Corumbá. Recebendo essa assistência técnica, hoje nós temos a Feira do ATeG, já com duas edições, com o hortifrúti, com o leite e a gente conseguindo colocar a piscicultura, teremos também um peixe que poderá ser comercializado nesta feira. Queremos que a agricultura familiar tenha produção em larga escala e atenda ao mercado de Corumbá e Ladário”, finalizou Luciano Leite.

 

Negócio Certo Rural

 

O Negócio Certo Rural (NCR), é um programa de curta duração (46 horas), que visa fomentar a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, focando no empreendedorismo. O projeto orienta os produtores e realiza o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio, contribuindo para o relacionamento do produtor com o mercado. Conforme o Senar-MS, o NCR é oferecido a todos os produtores rurais atendidos nas vertentes de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, e auxilia na análise diagnóstica da atividade rural.

 

Comente esta notícia