Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 12:12 - A | A

Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 12h:12 - A | A

AGRO E EDUCAÇÃO

Cerca de 400 alunos já participaram do Projeto Embrapa & Escola em 2018

Parceria com Fundação Boticário vai ampliar o número de crianças e adolescentes atendidas pelo programa

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

As atividades do Embrapa & Escola na região pantaneira já iniciaram nos municípios de Corumbá e Ladário. O objetivo é aproximar os alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares ao universo da ciência e da pesquisa agropecuária.

 

O Projeto Embrapa & Escola, oferecido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em todo o Brasil, tem por objetivo despertar a consciência da ciência, tecnologia e agricultura para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

 

Cerca de 400 alunos já participaram das visitas à Embrapa Pantanal. “Logo que chegam na unidade, os alunos assistem uma breve palestra, seguida por apresentação de vídeos, finalizando as atividades com uma visita aos laboratórios, casa de vegetação e demais dependências da Unidade de pesquisa”, conta a responsável pelo programa em Corumbá, Rosilene Gutierrez.

 

Uma das novidades para 2018 é a parceria entre o programa Embrapa & Escola e o Grupo Fundação Boticário. A instituição ficou responsável pelo transporte dos estudantes, permitindo atender um maior número de crianças e adolescentes.

 

O Educador Ambiental da Fundação Boticário Anderson Justiniano explica que o Grupo possui o espaço cultural “Estação Natureza Pantanal”, em Corumbá. O local é composto por uma exposição permanente sobre as belezas pantaneiras e onde são desenvolvida uma série de eventos ao longo do ano. “A parceria com a Embrapa Pantanal vem a somar com as atividades já oferecidas pela Fundação. Agora, além de visitar a Estação Natureza Pantanal, os alunos contam com um roteiro mais completo, e aprendem mais sobre a região”.

 

Para o chefe adjunto de transparência e tecnologia da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola, o objetivo principal que une as instituições é a popularização da ciência e divulgação de pesquisas sobre o bioma Pantanal de forma acessível.

 

Anualmente, a Embrapa Pantanal produz uma quantidade muito grande de informação e resultados de pesquisas sobre produção sustentável e meio ambiente. Os dados publicados em livros, periódicos e revistas científicas não chegam até a população em geral. “A parceria com a fundação é um forte instrumento que nos auxilia a traduzir a linguagem científica para cotidiana, possibilitando assim avançarmos na transferência de conhecimento para a sociedade”, afirmou Coppola.

 

As escolas interessadas em participar do programa Embrapa & Escola devem agendar visitas junto do NCO/Embrapa Pantanal pelo telefone: (67) 3234-5909 ou pelo e-mail: [email protected].

 

Comente esta notícia