Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Sábado, 15 de Maio de 2021, 14:51 - A | A

Sábado, 15 de Maio de 2021, 14h:51 - A | A

Meio Ambiente

Bombeiros realizam treinamento de prevenção e combate ao fogo

Capacitação é destinada a peões de fazendas e ribeirinhos que residem em MS

Lethycia Anjos
Capital News

Saul Schramm/Portal MS

Bombeiros realizam treinamento de prevenção e combate ao fogo

Treinamento realizado em MS

Governo de Mato Grosso do Sul decretou no dia 03 maio, estado de emergência ambiental pelo prazo de 180 dias em todo o estado devido a ocorrência de incêndios florestais. Às vésperas do período climático crítico ocasionado pelo prolongamento da seca no Pantanal, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lançou um plano de ações planejadas que integrará diferentes setores como bombeiros, produtores rurais, comunidades ribeirinhas, Ministério Público e ONGs com objetivo de contribuir na prevenção de incêndios.

 

Titular da Semagro, Jaime Verruck ressalta que o projeto possibilitará a execução de um trabalho mais efetivo na prevenção de incêndios. “Nós estamos concentrando todos os esforços do Governo Estado no sentido da prevenção, para isso além da aquisição de equipamentos, das horas de voo que nós já fizemos, mas o fundamental é a liderança de processo do Corpo de Bombeiros, em toda essa lógica na capacitação de brigadistas. Estamos trabalhando de uma maneira muito integrada com as ONGs, Corpo de Bombeiros, Semagro, Imasul, Sindicatos Rurais através da Famasul e do Senar-MS”, destacou via assessoria.

 

Verruck esclarece que as ações já foram iniciadas.“Acho que o processo integrado que vai permitir que a gente tenha uma ação esse ano mais coordenada, então a gente tem uma preocupação muito grande com a governança e os primeiros trabalhos já estão sendo feitos. A ação efetiva disso é primeiro a informação, segundo o Corpo de Bombeiros com base avançadas para que a gente possa fazer isso”, explicou.

 

O plano de ações prevê o cadastramento e treinamento das comunidades e dos peões de fazendas, por meio de instruções básicas para evitar o fogo com limpeza das áreas e proteção das casas. Conforme a assessoria, a formação dos brigadistas foi iniciada em curso em Corumbá, equipes do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros estão percorrendo as propriedades rurais em revezamento.

 

A iniciativa inclui ainda, a realização de um levantamento da logística com intuito de assegurar acessos por terra a regiões isoladas e monitorar as áreas críticas.

 

Para Verruck a ideia de desenvolver um plano de manejo ao fogo é inovadora, e começou a surtir efeitos no estado. “Nós já começamos a receber os pedidos para fazer o manejo integrado de fogo,  como mecanismo de prevenção de algumas propriedades. Estamos fazendo isso também nas nossas unidades de conservação”, enfatiza o titular da Semagro.

 

A Semagro lançou nesta semana, a campanha “Pantanal Sem Cinzas”, que visa alertar à sociedade a importância de evitar novo desastre ambiental e econômico.

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS