Sábado, 18 de Maio de 2024


Rural Terça-feira, 14 de Março de 2023, 10:27 - A | A

Terça-feira, 14 de Março de 2023, 10h:27 - A | A

Impacto Ambiental

Audiência Pública vai discutir impactos da substituição de pastagem em fazenda do Pantanal

Evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá

Layane Costa
Capital News

Divulgação/PMC

Audiência Pública vai discutir impactos da substituição de pastagem em fazenda do Pantanal

Audiência pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental

O governo do Estado, promove nessa terça-feira (14) uma audiência pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referente ao licenciamento ambiental de Substituição de Pastagem Nativa e Supressão Vegetal da Fazenda Santa Maria, localizada em Corumbá. 

 

O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC) ás 19h. Com o objetivo apresentar os estudos realizados sobre os impactos ambientais e sociais de um novo empreendimento na sua região. O evento faz parte do processo de licenciamento ambiental, sendo regulamentado pelas Resoluções CONAMA 009/87 e SEMA/MS 004/89.

 

Durante o evento, a população conhecerá o projeto do empreendimento, os impactos negativos e positivos, as medidas mitigadoras e compensatórias e os programas ambientais propostos. A audiência subsidiará a decisão quanto ao licenciamento ambiental.

 

Empreendimento

A Fazenda Santa Maria pretende avaliar a implantação de 11.064,8107 ha de pastagem da espécie Brachiaria humidicola para apascentar 15.040 vacas e produzir 10.530 bezerros em sua capacidade plena de suporte a ser alcançada na safra de 2023/2024, quando serão necessários os 11.064,8107 ha de pastagem suplementar. O empreendedor, entretanto, já possui 3.909,6876 ha de pastagem implantada, na qual está criando e recriando futuras matrizes para serem apascentadas nesta área de 11.064,8107 ha, além de compras de novilhas que serão realizadas no entorno da propriedade.

 

Além das vantagens de ordem mercadológica e logística que orientaram a tomada de decisão do empreendedor por este investimento, devido à confluência de fatores conjunturais favoráveis, esta decisão empresarial de ampliação da área de pastagem neste momento e no local pretendido vem ao encontro dos interesses econômicos e sociais, tanto em nível nacional e estadual e, principalmente municipal.

 

Destaca-se que são propostas diversas ações para prevenir, mitigar e/ou compensar os impactos que possam ocorrer, em virtude da atividade a ser realizada (substituição de pastagem nativa por plantada), além disso, as boas práticas de manejo e conservação do solo e água serão observadas em todas as fases da atividade (pré-supressão, supressão e pós-supressão). Dessa forma, espera-se que o aumento da produção pecuária beneficie a todos, direta e indiretamente envolvidos com a atividade, e colabore para manter a qualidade ambiental que sustenta a rica biodiversidade presente na região.

Comente esta notícia