Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 13:34 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 13h:34 - A | A

ALEMS

Projeto de Lei cria o Dia de Nossa Senhora da Candelária

A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Adriana Ximenes
Capital News

Divulgação

Projeto de Lei cria o Dia de Nossa Senhora da Candelária

Anualmente, todo dia 2 de fevereiro é comemorado o dia da padroeira do município de Corumbá

O Projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial do Estado o Dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira do município de Corumbá, começou a tramitar nesta quarta-feira (25). A celebração deve ocorrer, anualmente, no dia 2 de fevereiro, a proposta é de autoria do deputado estadual Evander Vendramini (PP).

 

A Virgem de Candelária apareceu em uma praia na Ilha de Tenerife, na Espanha, em 1.400. A imagem foi guardada em uma caverna, onde séculos mais tarde foi construída o Templo Basílico Real da Candelária. A devoção espalhou-se pela América, chegando ao Brasil na época da colonização.

 

“No município já existe uma lei que decretou o dia 2 de fevereiro como feriado . “Conforme a devoção popular, durante a Era Cristã toda mulher deveria ser purificada 40 dias após dar à luz. Esse ato era chamado de candeias, como menção ao trajeto de Maria até o templo, como uma procissão, na qual os acompanhantes levavam velas acesas. Portanto, é uma data em que os católicos comemoram a purificação de Maria”, afirmou o deputado.

 

Evander comentou a história de amor, fé e afinidade espiritual que está ligada ao município. A festa de celebração em Corumbá atrai peregrinos de vários lugares do mundo. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

 

Comente esta notícia