Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Política Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 13:27 - A | A

Quarta-feira, 04 de Março de 2020, 13h:27 - A | A

Corumbá

Descarte de lixo em terrenos baldios pode dar multa em Corumbá

Proposta de vereador prevê multa para quem descartar lixo em terreno baldio na cidade

Hélder Rafael
Capital News

Deurico/Capital News

Terreno baldio

..

Cidadãos que forem flagrados jogando qualquer tipo de lixo em terrenos baldios, áreas públicas e ruas de Corumbá podem ter de pagar multa. Esse é o projeto de lei do vereador Tadeu Vieira, que tramita na Câmara Municipal. A multa para quem descumprir a lei, caso seja aprovada e entre em vigor, pode variar de R$ 100 a 1.000,00. 

 

“É uma forma de fazer com que as pessoas evitem descartar de forma inadequada, qualquer tipo de lixo que pode causar danos à saúde da população”, afirmou o vereador. A intenção do parlamentar é que a lei seja mais uma ferramenta de combate à dengue e outras doenças, uma vez que o lixo pode servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

 

Conforme a proposta, as penalidades previstas serão estabelecidas através de auto de infração com as seguintes informações: local, data e hora da ocorrência; nome ou apelido do infrator; foto via celular do infrator cometendo a infração, se possível; descrição do material que está sendo descartado pelo infrator; endereço do infrator.

 

A identificação do infrator, além disso, deverá ser encaminhada para a Fundação de Meio Ambiente, bem como à Guarda Municipal de Corumbá. Ao mesmo tempo, prevê a implantação, por parte do Poder Executivo, de um telefone para denúncias, o ‘Disque Lixo’, além do aplicativo de mensagens WhatsApp, que permitirá envio de denúncias com fotos e vídeos, preservando sempre o nome do denunciante.

 

Ainda de acordo com o projeto, a arrecadação com as multas será destinada à Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Equoterapia Dona Odilsa Miranda de Barros e à CRIPAM.

Comente esta notícia