Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Polícia Sexta-feira, 17 de Julho de 2015, 11:57 - A | A

Sexta-feira, 17 de Julho de 2015, 11h:57 - A | A

Invasão de território

Durante perseguição à contrabandista, policiais militares são detidos na Bolívia

Além dos policiais, duas viaturas e armas foram levadas até a sede da Diprove em Porto Quijarro

Erick Sikva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva/Capital News

pm corumba

Policiais foram retidos porque adentraram o país vizinho, armados

Oito policiais militares do 6º BPM de Corumbá foram retidos na sede da Diprovi em Porto Quijarro, na Bolívia. Os agentes perseguiam um contrabandista quando adentraram o país vizinho, em duas viaturas e armados.  Os veículos e as armas também foram retidos. 

 

De acordo com as informações apuradas pela reportagem, o caso teve início na manhã de quinta-feira (16) quando Fiscais da Receita Federal à paisana flagraram um indivíduo carregando um veículo com mercadorias em uma estrada vicinal próximo à fronteira.


O autor teria resistido a abordagem dos agentes que iniciaram uma perseguição pelas ruas do centro de Corumbá. A Polícia Militar foi acionada e também seguiu em perseguição ao contrabandista que estava em um Voyage branco. Testemunhas afirmaram que na fuga o motorista dirigia pelas ruas de forma perigosa e chegou a conduzir pela contramão e colidir contra dois veículos no caminho.

 

Erik Silva/Capital News

promotor boliviano

Promotor boliviano disse que policiais brasileiros não foram presos e apenas aguardam para prestar esclarecimentos

Ao seguir novamente em direção à fronteira agentes da Receita Federal informaram ainda que novamente o condutor desobedeceu a ordem de parada e jogou o veículo contra funcionários da Receita e seguiu em direção ao país vizinho. As viaturas da Polícia Militar seguiram o veículo e com o apoio da Policia Boliviana conseguiram prender o rapaz.

 

Porém o fato de que os policiais brasileiros terem invadido solo boliviano em perseguição continua em veículos oficiais e portando armas de fogo, levaram as autoridades bolivianas a reterem os envolvidos que foram encaminhados para sede da Diprovi para prestar esclarecimentos, como afirmou o fiscal da promotoria boliviana, Roman Guhuayhua. “Estamos cumprindo apenas os protocolos para garantir a soberania do solo boliviano, mas trabalharmos para mantermos principalmente a boa relação que possuímos com as forças de segurança brasileiras.

Erik Silva/Capital News

pm corumba

Duas viaturas do 6º Batalhão também ficaram retidas na Diprovi em Porto Quijarro

Porém existe apenas um preso na delegacia a qual teria sido flagrado com contrabando, os outros policiais estão aqui apenas para que possamos prestar esclarecimentos às autoridades”, disse.
Roman também ressaltou que não existe nenhum tipo de acordo entre as policiais dos dois países no que diz respeito a permissão do ingresso de militares armados em situações de perseguição como a que ocorreu na quinta-feira. Segundo as autoridades bolivianas uma comissão vinda de La Paz já estaria a caminho de Porto Quijarro para atuar na solução do impasse. O comando da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul já tomou ciência da situação e o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Coronel Wilson Velasques acompanha o caso junto aos policiais no país vizinho.

Comente esta notícia