Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Sábado, 27 de Novembro de 2021, 12h:05

Morre Rui Ohtake, idealizador do Aquário do Pantanal

Projetista de 83 anos enfrentava um câncer na medula

Silvio Ferreira
Capital News

Divulgação/CRK

Morre Rui Ohtake, idealizador do Aquário do Pantanal

O arquiteto Ruy Ohtake e o seu polêmico projeto.

Morreu na manhã deste sábado, aos 83 anos, em São Paulo, o arquiteto Ruy Ohtake, idealizador e projetista do Aquário do Pantanal.

O arquiteto - que era filho da artista plástica Tomie Ohtake - nasceu em 27 de janeiro de 1938, e morreu vítima de um câncer na medula óssea. A morte foi confirmada pelo irmão, Ricardo Ohtake. O corpo deve ser velado em cerimônia restrita aos familiares e cremado às 17h, no cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra, na Grande São Paulo.

Ohtake tinha 60 anos de carreira como arquiteto e foi o idealizador do polêmico Aquário do Pantanal, iniciado durante o último mandato do ex-governador André Puccinelli, que comandou Mato Grosso do Sul entre 2007 e 2014.

Projetado para ocupar uma área de aproximadamente 27 mil m² no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande e comportar 6,6 milhões de litros de água, o Aquário do Pantanal deverá ser o segundo maior do mundo - o maior de água doce - e tem previsão de entrega para fevereiro de 2022, ao custo final de R$230 milhões.