Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 28 de Agosto de 2021, 16:11 - A | A

Sábado, 28 de Agosto de 2021, 16h:11 - A | A

Reconhecimento

Banho de São João recebe certificação de Patrimônio do Brasil

Documento foi entregue a Corumbá pelo Iphan

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Edital dá oportunidade aos festeiros de São João registrarem suas trajetórias

Tradicional Banho de São João

Município de Corumbá, no interior de Mato Grosso do Sul, recebeu na tarde da última sexta-feira (27), a certificação do registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A cerimônia ocorreu de forma híbrida, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.  

 

O Banho de São João é uma das principais manifestações populares da cidade, ao longo dos anos os festeiros construíram uma de herança cultural que foi passada entre gerações, perpetuando a tradição de comemorar o santo junino com o batismo nas águas do rio Paraguai.

 

Divulgação/PMC

Banho de São João recebe certificação de Patrimônio do Brasil

Cerimônia de entrega da certificação

Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Cruz, representou o prefeito Marcelo Iunes e destacou a importância do reconhecimento. “Hoje vivenciamos um marco histórico. Foram anos aguardando essa notícia, esse título. Muitos Festeiros e Festeiras que viram o início dessa história não puderam ver o resultado positivo que temos agora, mas nós guardaremos seus nomes na memória das nossas cidades. Corumbá e Ladário continuarão celebrando… sempre”, ressaltou Joílson Cruz.

 

A aprovação do Banho de São João de Corumbá e Ladário como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil aconteceu no dia 19 de maio, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Em 2010 a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da então Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, encaminhou o pedido inicial, desde então foram realizados diversos estudos, festejos, interações, entrevistas, coleta de materiais e cooperação geral, envolvendo o Iphan, a Prefeitura Municipal de Corumbá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Conselho Municipal de Políticas Culturais, para analisar a viabilidade da proposta. 

 

Estudiosos afirmam que os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário ocorreram por volta do final do século XIX, na época os jornais locais retratavam a forma singular dos festejos juninos promovidos nas cidades pantaneiras. Conforme a assessoria, os festejos reúnem uma diversidade de influências de povos, como os árabes e portugueses, além do sincretismo religioso, entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.

 

Dados da Fundação da Cultura do Patrimônio Histórico, apontam que em Corumbá existem ao menos cem festeiros no território urbano. Devido a pandemia da Covid-19, a prefeitura lançou um edital voltado aos festeiros de São João, que consiste na entrega de um registro audiovisual sobre a trajetória de suas comunidades para compor o acervo da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

 

O anúncio oficial contou com a presença virtual da presidente do Iphan, Larissa Peixoto,  diretamente de Brasília, recurso que também foi utilizado pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura de Ladário, Cleber de Miranda, que representou o prefeito Iranil.A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá, Marcelle de Saboya Ravanelli e alguns festeiros de São João de Corumbá, como Rosana Lídia da Silva Pereira, que herdou a festa da mãe, Maria Paula da Silva, estiveram presencialmente no auditório em Corumbá.

 

Comente esta notícia