Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 14:39 - A | A

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 14h:39 - A | A

Cultura

Edital dá oportunidade aos festeiros de São João registrarem suas trajetórias

Fundação da Cultura irá premiar os cem melhores videos

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Edital dá oportunidade aos festeiros de São João registrarem suas trajetórias

Tradicional Banho de São João

Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico divulgou nesta sexta-feira (14), um edital que irá premiar cem festeiros do Banho de São João que inscreverem um vídeo de apresentação retratando sua trajetória e modo de realizar os tradicionais festejos de São João. A iniciativa tem o intuito de assegurar e fomentar uma das mais expressivas festas populares de Corumbá.

 

Devido a pandemia da Covid-19, os festejos envolvendo grande número de pessoas foram cancelados, por isso o edital busca das prosseguimento às tradições culturais do município,  além de criar um acervo audiovisual dos agentes da cultura popular, que será disponibilizado ao público por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. 

 

Diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joílson Silva da Cruz destaca que a ação é um meio de manter viva a cultura regional. “Apesar de não termos a festa novamente esse ano por causa da pandemia, essa é uma ação de salvaguarda, pois mantém viva a tradição da forma de comemorar São João com o registro daqueles que fazem essa festa singular em cada canto de nosso município”, explicou via assessoria. 

 

Para participar é necessário ter idade superior a 18 anos, ser festeiro ou representante de comunidades festeiras do Banho de São João, inscritas na Fundação da Cultura e comprovar residência no município de Corumbá.

 

Conforme o edital, o vídeo deve seguir algumas especificações como ser gravado editado ou não, em qualidade HD ou superior, câmera estável, na horizontal, contendo áudio sem interferências e com limitação de tempo entre o mínimo de quatro e o máximo de dez minutos de duração.

 

Serviço:

Serão disponibilizadas duas formas de inscrição, a presencial, que pode ser realizada entre os dias 18 a 26 de maio, no Museu Casa do Dr. Gabi, localizado na rua Cuiabá, nº 1181, Centro de Corumbá, o horário de atendimento é das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A inscrição remota deve ser encaminhada ao  e-mail [email protected], junto a documentação exigida no edital, entre as 11 horas do dia 18 de maio até às 23 horas do dia 26 de maio de 2021.

 

 

 

 

Comente esta notícia