Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Terça-feira, 09 de Março de 2021, 15h:49

Alems homenageia mulheres que atuam no combate à pandemia

Cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira

Lethycia Anjos
Capital News

Luciana Nassar

Alems homenageia mulheres que atuam no combate à pandemia

Luiza Helena recebe o troféu Celina Jallad, em nome das homenageadas

Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizou nesta terça-feira (9), a cerimônia de entrega do troféu Celina Jallad, evento também marca as comemorações ao Dia Internacional da Mulher. A sessão solene foi proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), e ocorreu de forma semipresencial devido a pandemia da Covid-19.  

 

A premiação foi instituída por meio da Resolução 3/2011, conforme a deputada Mara Caseiro, as honrarias foram dedicadas a mulheres que atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em diferentes áreas. “Essa sessão solene integra a Campanha Assembleia Lilás, que fala do Desafio Feminino na Atualidade. É muito representativa em função do momento que estamos passando, a pandemia que mudou todos os nossos hábitos e nossa vida, transformou a nossa sociedade, temos que ficar distantes, no isolamento, prezando a vida. Nada mais justo do que nós homenageamos essas mulheres que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Mulheres corajosas e determinadas, que apesar de colocarem a vida em risco, cuidam da vida do próximo”, destacou Mara Caseiro via assessoria.

 

"Os troféus serão encaminhados para as homenageadas pelos parlamentares. É necessário ter responsabilidade neste momento e evitarmos aglomerações. A Campanha Assembleia Lilás ainda continua no dia 17 de março com o debate ‘E agora, sou vereadora?’, trazendo o olhar da mulher nos municípios, e encerra com a palestra sobre a saúde da mulher, no dia 26 de março. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem apenas uma mulher deputada estadual. É uma responsabilidade muito grande, é importante nós unirmos as forças com os deputados para criarmos políticas públicas de combate à desigualdade entre os gêneros, inclusive na política”, reforçou a deputada.

 

Adriana Corrêa, esposa do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), enfatizou a importância da cerimônia. “Agradeço a proponente, e reitero que, mesmo com a pandemia atingindo índices alarmantes, o Poder Legislativo não poderia deixar de celebrar com todos os protocolos necessários, até porque as mulheres foram as mais impactadas em todo o mundo. Devemos nos orgulhar do protagonismo de nós mulheres no combate a Covid-19, incontáveis mulheres que são provocadas a exaustão física e psicológica, e respondem com a resiliência e compaixão, nada mais justo que realizar essa sessão virtual que acompanha a Assembleia Lilás. Manifestamos o nosso reconhecimento a todas as mulheres de MS. Obrigada a todas as mulheres e parabéns as homenageadas”, concluiu via assessoria.

 

Deputado estadual João Henrique (PL), ressaltou a relevância do ato simbólico. “Esta data simboliza as mulheres que lutavam pelo direito de trabalhar, marco importante na luta dos direitos das mulheres, e ali começaram diversas lutas. Hoje essas mulheres estão trancadas dentro dos hospitais e dos lugares que atuam no enfrentamento contra a Covid-19 por amor ao que fazem. Celina Jallad foi muito importante para mim. É um orgulho ter a essência feminina que vossa excelência exala na Casa de Leis”, destacou o parlamentar via assessoria.

 

Homenageadas

De acordo com a assessoria as homenageadas foram: Christinne Cavalheiro Maymone Gonçalves, Ludelça Dorneles dos Santos Ledesma, Sônia Regina da Silva, Juliana da Silva Minna, Nicole Ramos de Arruda, Renata Alves dos Santos Barrios, Lidia Aguilar Leite, Ana Christina Wanderley Xavier, Elzi Garcia Salgado, Patrícia Damaceno de Souza, Mirela Ustulin e Santos, Maria Helena Nicoloso Bonotto, Ana Cristina Carneiro Dias, Debora Fernanda Dias, Mariana Trindad Ribeiro da Costa Garcia Croda, Neiva Regina Rocha, Dra Karla de Fátima Moreira Leal, Dra. Maria Auxiliadora Budib, Melissa Cristina Bento Brandolis, Dra Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro, Denize de Barros Dodero, Ely Silva de Oliveira Semmeiroth, Mariza Fátima Gonçalves e Luiza Helena Bernardes Al-Contar.

 

Enfermeira, Neiva Regina Rocha discursou em nome das mulheres homenageadas. “Além da linha de frente na saúde, há mulheres que somam esforços a nós no combate à Covid-19. Agradeço muito ao convite em participar desta sessão e que todas nós se sintam literalmente homenageadas neste dia tão difícil, cenário de incerteza, na pandemia, com mais de 260 mil vidas ceifadas, estamos vivendo um cenário de guerra que vivemos. O poder de uma mulher não está no seu físico, na sua beleza, nem seu encanto feminino, está no caráter, em sua alma, em seu ser de guerreira. Símbolo de um sexo nada frágil, ser mulher não é fácil, mas não existe nada mais bonito que isso. Que a vacina chegue para todos, e possamos estar num cenário melhor em breve” , enfatizou a enfermeira via assessoria.

 

Presencialmente, Luiza Helena Al-Contar agradeceu a homenagem. “É um prazer estar aqui, me sinto honrada, admiro muito o trabalho de Mara, o dia é extremamente importante, porque vemos aí uma pandemia, onde pessoas tiveram suas vidas ceifadas, e há tantas mulheres na linha de frente colocando a própria vida em frente para cuidar da vida dos outros. Gostaria de destacar que as mulheres estão sendo vistas, que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem procurado dar destaque a atuação delas”, explicou via assessoria.

 

O troféu Celina Jallad leva o nome da professora e empresária campograndense Celina Martins Jallad, filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e Nelly Martins. A professora iniciou sua carreira na política em 1995 quando exerceu pela primeira vez o mandato como deputada estadual, na época a  única mulher eleita entre os 24 deputados. No ano de 1999, foi reeleita, cumprindo mandatos consecutivos até 2010, atuou como vice-presidente da Alems, e foi presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Em 30 de novembro de 2010 foi empossada conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). No dia 28 de fevereiro de 2011, aos 64 anos, veio a falecer após não resistir a uma cirurgia de emergência que tinha o objetivo de reparar um aneurisma da aorta abdominal.