Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Domingo, 26 de Julho de 2020, 08h:21

Governo Federal envia aeronaves para combater incêndio no Pantanal

Governador Reinaldo Azambuja decretou situação de emergência

Elaine Silva
Capital News

Divulgação/Ministério da Defesa e Corpo Bombeiros de MS

Governo Federal envia aeronaves para combater incêndio no Pantanal

Ajuda foi encaminhada após decreto de estado de emergência

Neste domingo (26) e nesta segunda-feira (27) chegarão aeronaves do Governo Federal para combater os focos de incêndio no Pantanal, após a decretação de emergência pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). 

 

Nas ações de combate aos focos de incêndio a Marinha do Brasil utilizará helicópteros em voos de reconhecimento, transporte de brigadistas e lançamentos de água com utilização do Bambi Bucket. Estão previstas, ao longo da semana, ações com as aeronaves Hercules C-130, da Força Aérea Brasileira, que irá operar de Campo Grande com a utilização do sistema de combate a incêndio “Modular Airbone Fire Fighing System” (MAFFS) e helicóptero Super Cougar, da MB, que partirá de Ladário.

 

A definição dos trabalhos ocorreu em reunião realizada na manhã deste sábado no 6º Distrito Naval da Marinha, em Ladário, onde foi instalado o Centro de Comando da Operação. Segundo a assessoria no início da tarde deste sábado, um helicóptero Bambi Bucket da Marinha iniciou as operações nas regiões da Codrasa e APA Baía Negra, em Ladário, e ao norte da cidade, a 5 quilômetros pelo rio. Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e do Ibama atuam no combate aos incêndios desde o surgimento dos primeiros focos.

 

Foram mobilizados para a ação de combate aos focos de incêndio no Pantanal bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. Três viaturas para o combate a incêndio foram deslocadas da Capital para Corumbá.