Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Domingo, 10 de Novembro de 2019, 08h:33

Segundo dia de prova do Enem é neste domingo

Estudantes farão as provas de matemática e ciências da natureza

Laryssa Maier
Capital News

Arquivo/Agência Brasil

Enem 2019: inscrições encerram na sexta-feira (17)

Os portões de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertos e fechados em horários diferentes

Neste domingo (10), estudantes farão as provas de matemática e ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Sempre é bom programar-se para chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, para evitar imprevistos. Para fazer o exame, não esqueça de levar caneta esferográfica preta de corpo transparente. É recomendável levar mais de uma, por precaução. Lápis, lapiseiras, borrachas, relógios, óculos escuros, bonés, chapéus e similares não são permitidos. É aconselhável levar o cartão de confirmação nos dias de prova.

 

Recomenda-se que levem uma garrafinha com água, alimentos de fácil manuseio, como biscoitos, chocolate e barras de cereal.  Os portões de acesso aos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados. Pela extensão territorial do país, existem diferentes fusos horários. Em Mato Grosso do Sul abertura dos portões será as 11 horas, fechamento dos portões 12 horas.

 

Segundo a tendência do primeiro dia de exame, “a prova está prometendo ser um pouco menor, com textos mais enxutos”, diz o professor de física Leonardo Gomes, do curso online Descomplica. Mas isso não pode fazer com que os estudantes descuidem da interpretação de texto. “É importante buscar nos textos partes que importam [para a resolução da questão] e não sejam levados por palavras que não servem para nada”, acrescenta. 

 

No segundo dia de aplicação, os estudantes terão meia hora a menos, ou seja, cinco horas para resolver todas as questões da prova. Isso significa, de acordo com Gomes, que terão, em média, três minutos para cada questão. 

 

Segundo Agência Brasil no segundo dia de prova, é importante também repetir o que funcionou no primeiro, segundo o professor. “Distribuição do tempo de prova, chegada ao local do exame. Fazer do mesmo jeito para não ter problema e não chegar atrasado. Ir com calma, que vai dar tudo certo”, sugere o professor de matemática do colégio Marista João Paulo II, em Brasília, Leonardo Simões.