Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Sábado, 03 de Agosto de 2019, 11h:11

Trabalhadores do lixão recebem ação social pela Secretaria de Saúde

Objetivo é dar a oportunidade de controle da saúde dos catadores de lixo da cidade.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMC

Trabalhadores do lixão recebem ação social pela Secretaria de Saúde

Objetivo é dar a oportunidade de controle da saúde dos catadores de lixo da cidade.

Nesta semana a Secretaria de Saúde de Corumbá realizou ação denominada “A vida no lixão de Corumbá”, com o objetivo de conceder oportunidade aos catadores de lixo em cuidar da saúde.

 

A equipe multidisciplinar disponibilizada pela secretaria foi formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e dentista realizaram atendimentos, coletas de preventivo, testes para HIV, hepatite e sífilis, aferição de pressão e glicemia. Houve também vacinação contra febre amarela, hepatite B, difteria, tétano, sarampo, caxumba, rubéola e distribuição de preservativos. Além de orientações sobre segurança no ambiente de trabalho e trabalho infantil.

 

De acordo com o Coordenador do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (CERST), Alexandre Cavassa, pontuou que, “realizamos o primeiro evento no lixão, vamos voltar daqui uns dias para atender quem não estava presente e aplicar a segunda dose das vacinas, nosso objetivo é realizar com frequência esse tipo de atividade”.

 

Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite, “temos a missão de levar informação, prevenção e saúde para todos munícipes, realizamos ações interativas em diversos locais em que a população possui dificuldade de acesso. As pessoas do lixão precisam desse olhar diferenciado, pois estão diariamente em contato com materiais que oferecem risco a segurança e a saúde”.

 

Segundo a secretaria de saúde, a ação foi idealizada pelo Centro de Referência da Saúde do Trabalhador e pelo Programa Municipal de IST/AIDS/HIV, com o apoio da Estratégia Saúde da Família Lúcia Maria, Fundação do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Saúde.