Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019, 12h:12

Combate ao Aedes com fumacê e orientações é intensificado em Corumbá

Cumprindo o calendário de ações da Saúde durante o Carnaval, o combate ao vetor Aedes Aegypti foram intensificados no município.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/ Prefeitura de Corumbá

Corumbá terá um orçamento de quase R$ 600 milhões em 2018

Cumprindo o calendário de ações da Saúde durante o Carnaval, o combate ao vetor Aedes Aegypti foram intensificados no município.

 

O calendário de ações da Saúde do pré-carnaval, realizado pela Prefeitura de Corumbá, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, intensificou o combate ao vetor Aedes Aegypti, e as ações de conscientização da população.

 

No período entre os dias 27 de fevereiro a 5 de março haverá a aplicação do inseticida, por meio da bomba motorizada, popularmente conhecido como Fumacê, nas ruas que englobam o perímetro do Samba e outros locais com maior fluxo de turistas e foliões.

 

A prefeitura irá realizar panfletagem no dia 01 de março, com adesivagem e orientações a motoristas no Lampião Aceso, no período das 7h30 às 11h. As orientações serão sobre a biologia dos vetores, prevenção e promoção da saúde em relação a doenças vetoriais, também será entregue 200 “Lixocar”. O evento contará com o apoio de 10 Militares do Exército Brasileiro.

 

Para o Secretário de Saúde, “Durante o carnaval a cidade tem alto fluxo de turistas, além do período ser de maior umidade pluviométrica, vamos realizar a aplicação do fumacê na madrugada, após às 4hs da manhã para não atrapalhar a folia, mas reforçamos a importância da co-responsabilidade entre a comunidade e o poder público municipal, é fundamental que os moradores tenham a consciência de manter limpa suas casas e quintais, não deixando entulho ou reservatório que acumule água”, destaca.

 

Segundo os dados do LIRAa

 

Os Bairros que estão com índices acima do permitido são: Centro América, Cravo Vermelho, Guatós, Nova Corumbá, Cristo Redentor e Guarani.

 

Com base nos dados do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (1°LIRAa 2019), que compreende o período de 07 a 11/01/2019 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que Corumbá está com 1,4% do Índice de infestação do mosquito. O número é considerado Médio Risco (Alerta), pelo Ministério da Saúde.

 

Critério de avaliação dos valores do Índice de 

Infestação Predial(IIP): 

Risco Valores

Baixo(satisfatório) 0% < IIP ≤0,9%

Médio (alerta) 1% ≤ IIP ≤3,9%

Alto (risco de surto) IIP ≥ 4%

 

Os bairros que possuem os índices mais altos são Centro América IIP 7,4% e o Cravo Vermelho IIP 6,7%, seguidos do bairro Guatos IIP 4,7%, Nova Corumbá IIP 4,0%, Cristo Redentor IIP 3,9%, Guarani IIP 2,8% e Popular Velha IIP 1,2%.