Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quinta-feira, 01 de Novembro de 2018, 14h:51

Embrapa faz leilão de touros com avaliação genética robusta

Iniciativa faz parte da programação da Feira Agropecuária do Pantanal 2018

Flávio Veras
Capital News

Embrapa/cedida

gado

Os animais, são provenientes da Fazenda Nhumirim - Campo Experimental de Pesquisa da Embrapa

Durante o 2º Leilão de Touros de Corumbá, a Embrapa Pantanal ofertará 13 animais com avaliação genética robusta, próximo dia 26, em Corumbá. A oferta, realizado pela leiloeira Leiloboi, faz parte da programação da Feapan 2018 (Feira Agropecuária do Pantanal).

 

Os animais foram avaliados pelo Geneplus - programa de melhoramento genético animal da Embrapa, acompanhados e registrados na Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), além de possuírem estimativa de DEP (Diferença Esperada na Progênie) Genômica.

 

Segundo a Embrapa, os animais, são provenientes da Fazenda Nhumirim - Campo Experimental de Pesquisa da instituição. Eles são fruto do projeto de pesquisa intitulado 'Transferência de tecnologia e prospecção de demandas em programas de melhoramento genético para a produção sustentável de carne bovina' realizado pela Embrapa Pantanal em parceria com a Embrapa Gado de Corte e o Geneplus. No período que antecede o evento, os touros vêm sendo alimentados com uma ração balanceada, doada pela Servsal Nutrição Animal, parceira da Embrapa Pantanal.  

 

Segundo o pesquisador do órgão, Urbano Abreu, a estimativa de DEP Genômica é o método mais moderno de cálculo de desempenho superior dos animais: “Esta tecnologia foi implantada este ano e os 13 animais que vão para o leilão na Feapan possuem essas estimativas. O método permite tirar todos os efeitos do ambiente, tais como cheia, seca, e avaliar apenas o mérito genético do animal, o seu genoma. Isso possibilita um desenvolvimento muito grande em termos de qualidade de rebanho, auxiliando o criador na tomada de decisões visando o progresso genético contínuo e aumento da produtividade”, explicou.

 

Serviço:

Evento: 2º Leilão de Touros de Corumbá – na Feapan 2018 - Feira Agropecuária do Pantanal

Data:  16 de novembro 2018

Horário: 20h

Local: Parque de Exposições Belmiro Maciel de Barros, em Corumbá/MS -  Avenida Nossa Senhora do Carmo S/N – coordenadas: 19.040038’ – 57.620492’, município de Corumbá/MS

Mais informações: (67) 3232-5256 / 99922-5256

Entrada Gratuita