Notícias de Corumbá e MS | Capital News

Terça-feira, 02 de Maio de 2017, 13h:57

Município tem saldo positivo na geração de empregos em 2017

Cidade Branca tem o melhor saldo de empregos dos últimos anos

Da Redação
Capital News

Divulgação / Pref. Corumbá

Corumbá tem saldo positivo na geração de empregos neste ano

Antes 50% dos feirantes que trabalhavam nas feiras irregularmente

Pesquisa nos dois primeiros meses do ano, aponta que o mercado de trabalho em Corumbá distante 428 km de Campo Grande, apresentou seu melhor resultado dos últimos dois. Em 2015, o saldo entre admissões e demissões foi de -7 (menos sete) e em 2016 -63 (menos sessenta e três). Já em 2017, o saldo em igual período é de 21 novos postos de trabalho.
 
O resultado positivo em 2017 se deu pela redução do número de demissões em setores chaves para a economia local (serviços, comércio e indústria). O setor de serviços gerou 42 novos postos de trabalho e o destaque setorial fica por conta dos serviços industriais de utilidade pública, com 44 novos postos.
 
Este movimento de melhora é observado nacionalmente. Os setores de serviços, agropecuária e indústria de transformação foram responsáveis diretos pela melhora no saldo de emprego no País e no Estado.

 

Feirantes

Os empregos informais nas feiras foram agora todos regularizado, ajudando a melhorar a estatística na geração de empregos na cidade. No total, dos 500 feirantes que atuam no Município, todos estão regularizados. “Antes, cerca de 50% dos feirantes que trabalhavam nas feiras atuavam de maneira irregular, agora, com a regularização de todos facilita, inclusive as reivindicações coletivas”, explica o chefe de Serviços de Fiscalização e Posturas de Corumbá, Luciano Cruz Souza. 
 
O primeiro bimestre apresentou o melhor resultado desde 2015 em se tratando do movimento de admissão e demissão no mercado de trabalho. Para os técnicos do Ministério do Trabalho, já existem indícios de uma trajetória de recuperação, fato que também pode ser percebido regionalmente.