Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Esporte Segunda-feira, 13 de Abril de 2015, 17:39 - A | A

Segunda-feira, 13 de Abril de 2015, 17h:39 - A | A

Ciclismo

Ciclistas de Corumbá vão a Minas Gerais representar MS no maior desafio de Mountain Bike do Brasil

Desafio acontece no município de Mariana (MG), e reúne os maiores nomes do ciclismo mundial

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Arquivo pessoal

Ciclistas de Corumbá

Carlo Golin, Jonas Goi e Egleu Mendes irão representar Corumbá em maior prova de desafio de Mountain Bike do país

Três ciclistas de Corumbá irão levar o nome da Capital do Pantanal e do Mato Grosso do Sul em uma das principais provas de desafio de Mountain Bike do Brasil.  O evento será realizado em Setembro no município de Mariana (MG), que há 21 anos vem reunindo os principais nomes do esporte nacional e internacional.


A modalidade está em pleno crescimento e vem conquistando cada vez mais adeptos também em Corumbá. A cidade já possuiu até um clube idealizado por ciclistas que praticam o MTB e trabalham na difusão do esporte.


Idealizado para apoiar e incentivar os ciclistas amadores da cidade, o Corumbikers já conta com mais de 20 integrantes, que se reúnem principalmente aos finais de semana para percorrerem trilhas e percursos de resistência dentro de Corumbá e região. Como parte da preparação para a prova de desafio em que irão participar, o grupo promoveu neste final de semana em parceria com o Clube de Aventura de Londrina (PR), uma oficina denominada Bike Fit, que consiste em ajustar os equipamentos e orientar os praticantes de MTB para que possam aproveitar os benefícios da prática do esporte.


Na oportunidade, foram realizadas palestras ministradas por profissionais do Clube de Aventura junto com os membros do Corumbikers e adeptos do Mountain Bike em Corumbá, que receberam orientações sobre o aprimoramento da técnica de pedalada bem como os benefícios que o ajuste dinâmico e estático pode trazer aos praticantes. Entre os ciclistas que adeptos a prática do Mountain Bike, as mulheres também ganham destaque em Corumbá e muitas já fazem parte do Clube e participam das atividades em busca de uma vida mais saudável.


Esporte vem conquistando espaço também entre as mulheres


Segundo Adriano Alves, ex-técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo Feminina (2007-2011), e realizador da modalidade em Londrina, o Bike Fit consiste em realizar uma avaliação biomecânica e ajustar o equipamento de acordo com a fisiologia do atleta. “Ajustar as medidas é o primeiro passo e talvez o mais importante para que o praticante do MTB tire o máximo possível de seu equipamento, seja para passeios ou para treinos, e consiga fazer isso por muito tempo, de uma forma saudável, sem ter de ficar parando por lesões desnecessárias”, disse.

Além de manter a filosofia de “ajustar para não se lesionar”, o Bike Fit é capaz de melhorar o rendimento e performance do praticante. “É possível fazer com que o ciclista economize cerca de 60% do esforço empregado para pedalar, se estiver com equipamento ajustado corretamente para suas atividades. Além de prevenir dores na lombar, mãos, braços e sintomas que podem prejudicar os músculos e articulações durante o exercício”, concluiu.

Iron Biker


Carlo Golin, Jonas Goi e Egleu Mendes serão os representantes de Corumbá que estarão disputando o desafio de Mountain Bike no município de Mariana (MG). As provas serão disputadas entre os dias 18 e 20 de setembro e vai reunir mais de mil atletas na prova que é considerada a maior do país.
O evento é um dos mais cobiçados pelos amantes do esporte que esgotaram as inscrições em apenas oito horas. Além de ser considerado uma das maiores provas disputadas na América Latina o Iron Biker é visto como um forte indutor turístico nos municípios em que é realizado.
O esporte movimenta a economia não só nos dias de provas, mas deixa como legado um roteiro opcional para os praticantes de MTB durante todo o ano, servindo como uma alternativa turística que movimenta a rede hoteleira, agências de turismo, bares e restaurantes.

Comente esta notícia