Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Educação Terça-feira, 25 de Setembro de 2018, 12:08 - A | A

Terça-feira, 25 de Setembro de 2018, 12h:08 - A | A

CURSO SUPERIOR

Faculdade privada é habilitada para implantar curso de Medicina em Corumbá

A homologação do resultado final será em dezembro

Leonardo Cabral
De Corumbá para o Capital News

A instituição privada, Centro de Ensino Superior de Maringá LTDA (Cesumar/Unicesumar), foi habilitada para instalar o curso de medicina em Corumbá. É o que informa o resultado preliminar da chamada pública de mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino, para seleção de propostas para autorização de funcionamento de curso de Medicina por instituições privadas.

 

A divulgação foi feita pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do Ministério da Educação (MEC), conforme as bases do Edital nº 01, de 28 de março de 2018.

 

Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, o Cesumar/Unicesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil, destacando-se como o melhor Centro Universitário do sul do país.

 

Na última avaliação do MEC, a Unicesumar – mantida pelo manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos – que vai de 1 a 5); resultado conquistado por sete anos consecutivos.

 

O secretário de Saúde Rogério Leite, destacou que a implantação do curso de Medicina além de concretizar “um sonho de Corumbá”, irá contemplar a região, com uma rede de saúde mais completa.

 

“Ganharemos em serviço, recursos humanos e formatação da rede, com a vinda e formação, em alguns anos, de profissionais que farão Corumbá atingir um patamar mais alto na resolutividade e complexidade em saúde”, falou Rogério Leite.

 

Ainda conforme ele, a notícia se torna especial, pois foi informada no mês de aniversário da cidade, que já se programa para com essa nova possibilidade em Educação na regia pantaneira.

 

“Tivemos nesse mês de aniversário de Corumbá, a divulgação da instituição que foi contemplada com a possibilidade de abertura do curso de Medicina em nossa cidade. A Cesumar, instituição do Paraná, foi habilitada. Seu reitor já entrou em contato para agendar uma visita para iniciarmos a implantação da faculdade em Corumbá”, disse o secretário.

 

Já o prefeito Marcelo Iunes, disse que desde novembro do ano passado, quando assumiu a Administração Municipal, vem trabalhando pela liberação do funcionamento do curso de Medicina, oferecido por instituição de educação superior privada. Um dos primeiros compromissos no comando da Prefeitura de Corumbá foi articular uma reunião em Brasília, com a bancada federal sul-mato-grossense, para tratar da questão.

 

O chefe do Executivo ainda afirmou que a implantação do curso em Corumbá transformará o município num “grande polo educacional” e colocará a cidade em “um novo patamar na saúde pública do país”, além de proporcionar a “geração de renda e recursos para a economia corumbaense”.

 

Sobre as instituições, outras quatro apresentaram propostas, mas foram desclassificadas nas etapas seguintes de análise documental inicial; análise da capacidade econômico-financeira da mantenedora ou análise de mérito e pertinência da proposta. O prazo recursal expirou em 21 de setembro.

 

 

A homologação do resultado final, segundo o edital, está programada para 28 de dezembro deste ano.

Comente esta notícia