Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação Terça-feira, 21 de Março de 2017, 16:59 - A | A

Terça-feira, 21 de Março de 2017, 16h:59 - A | A

Curso do Proeja FIC abre novas perspectivas para estudantes de Corumbá

Da Redação
Capital News

Clóvis Neto/PMC

Curso do Proeja FIC abre novas perspectivas para estudantes de Corumbá

Oportunidade de retorno aos estudos é oferecida através de curso do Proeja FIC em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou da aula inaugural do curso de educação profissional de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador, na modalidade Proeja de nível fundamental, na noite da segunda-feira, 20 de março, na Escola Municipal Djalma Sampaio Brasil. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). 

 

“Possibilita aos estudantes o retorno às salas de aulas e, principalmente, saírem com uma qualificação profissional, que é fundamental no contexto social que vivemos. A partir do momento que se oferece a profissionalização, o aluno fica mais motivado e a evasão escolar diminui”, explicou Verônica Chaparro de Lucena, diretora da escola Djalma Sampaio Brasil, onde funcionam três turmas do Proeja FIC com um total de 90 alunos em aulas de segunda a sexta-feira.

 

Diretor do Campus Corumbá do IFMS, Sandro Moura Santos, destacou a parceria do Instituto Federal com a Prefeitura de Corumbá. “Nossa parceria com o município de Corumbá está na origem da implantação do Instituto Federal na cidade, durante gestão anterior do prefeito Ruiter. Nesses sete anos de parceria devolvemos à sociedade cidadãos com formações técnicas e graduação. Com esse curso FIC damos mais um passo importantíssimo na consolidação dessa parceria”, disse.

 

O IFMS está disponibilizando seis professores sendo três para a escola Djalma Sampaio e o mesmo número para a Escola Municipal Ângela Maria Perez, onde o curso de Operador de Computador, na modalidade Proeja de nível fundamental em Formação Inicial e Continuada (FIC), terá aula inaugural na noite desta terça-feira, 21. Lá são duas turmas com um total de 60 alunos.

 

Dupla certificação

 

As aulas terão a duração de dois anos, iniciando na 3ª Fase (6º e 7º) com a conclusão na 4ª Fase (8º e 9º) na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador contará com a expedição de dois certificados. O IFMS fará a certificação referente à Qualificação Profissional e a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá certificará a Formação Geral, que corresponde ao Ensino Fundamental II na modalidade EJA.

 

O Proeja é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos, que tem por objetivo oferecer oportunidade da conclusão da educação básica, juntamente com a formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.

 

Política de inclusão

 

O prefeito Ruiter Cunha destacou que o curso tem como característica a inclusão. “É uma política inclusiva em que você, de fato, faz com que as pessoas consigam atingir a cidadania plena, que só acontece se houver educação, formação e qualificação. O curso dá essa oportunidade. Essa parceria com o IFMS dá, além da formação do ensino fundamental, a possibilidade de se formar num curso profissionalizante. É um instrumento de qualificação, que leva a chance de inserção no mercado de trabalho, é uma oportunidade ímpar”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

 

Ruiter salientou que o Poder Público Municipal soube entender a demanda vinda da comunidade ao formalizar a parceria para realização do Proeja FIC. “Partiu deles essa demanda, foi uma busca da comunidade que veio ao encontro da escola, da Secretaria de Educação pedindo essa oportunidade. O Poder Público foi ao encontro das demandas sociais e da valorização do ser humano. O curso traz perspectivas e excepcionais para os alunos, no sentido de terem mais condições, com qualificação e aprendizado, de inserção no mercado de trabalho”, finalizou o prefeito de Corumbá. Com informações da assessoria de comunicação da PMC. (Conforme informações do site Diario Online)

Comente esta notícia