Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 04 de Abril de 2022, 18:33 - A | A

Segunda-feira, 04 de Abril de 2022, 18h:33 - A | A

Sistema Centro-Oeste

Vale anuncia venda de mineradoras em Corumbá

Negociações estariam avançadas para venda de empresas que compõem o Sistema Centro-Oeste

Rogério Vidmantas
Capital News

Sílvio Andrade/Portal do MS

Vale

Mina de minérios da Vale em Corumbá

A Vale SA não deve mais atuar na região de Corumbá. A multinacional divulgou em comunicado ao mercado que está em discussões avançadas para vender as empresas que exploram minério de ferro, minério de manganês e logística que compõem o Sistema Centro-Oeste. A mina produziu em 2021 2,7 milhões de toneladas de minério de Ferro e 0,2 milhões de toneladas de minério de manganês.

 

De acordo com o comunicado na última sexta-feira (1), “a iniciativa de desinvestimento está em linha com a estratégia de simplificação de portfólio e foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinada”. A promessa é manter o mercado informado em relação ao desenvolvimento das negociações.

 

A Vale detém o direito de exploração nas minas de Santa Cruz e do Urucum. A estrutura toda foi adquirida por US$ 750 milhões, em 2009. A empresa exporta os produtos pela hidrovia através do porto na região de Porto Esperança, município de Corumbá, além da utilização da ferrovia de Corumbá até Porto Esperança. 

 

A informação da venda da Vale foi confirmada pelo secretário de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, que destacou que atualmente a companhia Vale é a maior empresa de mineração do mundo. “Hoje a Vale emprega praticamente mil pessoas do município de Corumbá. É uma empresa tradicional, importante para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul. Com esta comunicação ao conselho de valores imobiliários e também ao mercado, ela afirma que está fazendo a alienação à venda dessa operação no Estado. Por isso antes de tudo eu quero tranquilizar todos os funcionários, todo o município de Corumbá e a economia do Estado que terá um impacto significativo com a venda dessa operação. Estamos acompanhando diretamente a negociação”, enfatizou.

 

O secretário esclareceu ainda que a decisão está ligada a uma linha de redefinição estratégica da empresa. “A Vale está saindo da operação de manganês e de ferro, mas ela passa o sistema para um novo operador que ainda não temos o nome. O governador Reinaldo e eu participamos de reunião com a diretoria da Vale, mas em nenhum momento foi informado qual será esta empresa que fará a aquisição. Mas dentro deste posicionamento é muito claro primeiro que a Vale vai manter o nível de operação. Esse é o mínimo que nós discutimos muito. É necessário manter o nível atual de operação para que sejam mantidos os empregos e a produção de minério”, frisou.

 

O secretário ainda ressaltou a qualidade da Vale e sua importância da empresa para a economia estadual, e disse que espera que o novo investidor também seja a altura de uma empresa deste porte. “Com certeza o novo player virá para fazer novos investimentos no Mato Grosso do Sul e dar continuidade a esse importante produto, Mato Grosso do Sul é um estado minerador também e que tem aí também na sua base da economia a produção de minério de ferro e minério de manganês”, finalizou.

Divulgação/Vale

Vale

Nova empresa deve seguir explorando a mineiração em Corumbá

Comente esta notícia