Sábado, 20 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019, 16:34 - A | A

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019, 16h:34 - A | A

Participação

Ministério do Turismo integra Corumbá ao Calendário Nacional de Eventos

O Carnaval e o Arraial do Banho de São João estão no calendário pelo terceiro ano consecutivo

Flavia Andrade
Capital News

Clóvis Neto/PMC

Ministério do Turismo integra Corumbá ao Calendário Nacional de Eventos

O Carnaval e o Arraial do Banho de São João estão no calendário pelo terceiro ano consecutivo

 

Alguns eventos realizados em Corumbá, como o Carnaval e o Arraial do Banho de São João de Corumbá estão no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, que integra os principais eventos turísticos do país a visitantes brasileiros e estrangeiros, pelo terceiro ano consecutivo. 

 

A maior festa de participação popular do Brasil Central, o Carnaval Cultural de Corumbá une cerca de 30.000 pessoas por dia no circuito do evento, todos os anos.

 

Para a diretora-presidente interina da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisangela Sienna da Costa, “o Carnaval é uma manifestação secular, espontânea e livre, em que o samba, o lúdico e o cultural se misturam com a emoção e a ginga dos corumbaenses que conseguem renovar a folia a cada ano, recebendo gente dos quatro cantos do país que se unem numa mesma emoção”, afirma.

 

Com uma mistura de patrimônio de fé do Mato Grosso do Sul, o Arraial do Banho de São João de Corumbá é uma das mais fortes manifestações religiosas do Brasil, certificada como Patrimônio Imaterial do Estado do MS.

 

Corumbá é a única cidade no Brasil que detém esse nome para o evento, sendo a festividade realizada em pagamento de promessa por uma graça alcançada ou em agradecimento ao santo do catolicismo popular São João Batista. 

 

O ápice da festa consiste em banhar o santo nas águas do Rio Paraguai na madrugada do dia 23 para 24 de junho, atraindo cerca de 3.000 mil turistas anualmente. 

 

(** Com informações da Assessoria da PMC)

Comente esta notícia