Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 13 de Agosto de 2021, 18:21 - A | A

Sexta-feira, 13 de Agosto de 2021, 18h:21 - A | A

Cultura

Cristo Rei do Pantanal é reinaugurado em Corumbá

Ponto turístico estava fechado desde o início da pandemia

Lethycia Anjos
Capital News

 

Divulgação/PMC

Cristo Rei do Pantanal é reinaugurado em Corumbá

Cristo Rei do Pantanal

Após passar obras de restauração e reforma, o complexo turístico do Cristo Rei do Pantanal foi reinaugurado nesta sexta-feira (13) no Morro do Cruzeiro, em Corumbá. A restauração do monumento contemplou a pintura interna e externa das dependências do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), reparos diversos como vidros, corrimão, fechaduras, espelhos, recuperação da Via Sacra, restauro e pintura do Cristo Rei, instalação hidrossanitária e impermeabilização das lajes do CAT.

 

Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes participou da entrega das obras e enfatizou a importância do ponto turístico para a cultura regional. “Muito feliz hoje em entregar restaurado esse complexo, que quando estou fora da cidade faço questão de falar dele. Conseguimos, com recursos próprios, fazer a reforma e restauração das estátuas da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, permitindo que esse complexo seja entregue hoje para a população”, ressaltou.

 

Divulgação/PMC

Cristo Rei do Pantanal é reinaugurado em Corumbá

                          Reinauguração do monumento

Segundo Marcelo Iunes a obra foi viabilizada por meio de recursos próprios do município. “É obrigação da nossa administração fazer com que o turismo cresça. Com planejamento reformamos com recursos próprios a rodoviária, estamos trabalhando com asfalto, drenagem e galerias pluviais em toda a cidade. Também reformamos escolas e postos de saúde com recursos próprios, isso significa trabalho com planejamento”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

 

Diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna, destaca que as obras fomentam o desenvolvido de Corumbá e região. “Um significativo avanço para Corumbá, que agora tem as estátuas da Via Sacra e a e a imagem do Cristo Rei do Pantanal totalmente reformadas, revitalizadas e restauradas”, ressaltou.

 

Na ocasião, a Câmara Municipal foi representada pelo vereador Manoel Rodrigues que reforçou a relevância do ponto turístico. “Elemento importante e cartão postal mais atrativo da nossa cidade. É nosso dever cuidar desse patrimônio”, afirmou o parlamentar.

 

Para o prefeito de Corumbá, o monumento construído na gestão do ex-prefeito Eder Brambilla, possui um grande valor histórico para o município. “Fico muito feliz em entregar essa obra, agradeço a Lauzie, neta da dona Izulina Xavier, que ajudou na restauração das estátuas. Teremos um centro de atendimento ao turista e lanchonete aqui. É um espaço muito especial para a população corumbaense passear”, enfatizou.

 

A cerimônia contou com a participação do vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto, da secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e demais autoridades como a arquiteta Lauzie Xavier representando a avó, Izulina Xavier, escultora responsável pelas estátuas do complexo do Cristo Rei do Pantanal.

 

A revitalização contou ainda com a recuperação dos corredores, banheiros e lanchonete, reparo de instalações elétricas, substituição de refletores de lâmpadas por led, troca de tomadas e interruptores, aterramento de cabos, recuperação do portão de acesso, instalação de alambrado na subida da Via Sacra e colocação de guarda-corpo.

 

Comente esta notícia