Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 07 de Julho de 2021, 14:37 - A | A

Quarta-feira, 07 de Julho de 2021, 14h:37 - A | A

Covid-19

Vacinação em massa no Pantanal recebe apoio aéreo de fazendeiros

Iniciativa viabiliza a campanha de imunização contra Covid-19

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Vacinação em massa no Pantanal recebe apoio aéreo de fazendeiros

Vacinação na área rural de Corumbá

Uma força tarefa coordenada pelo Governo do Estado está se mobilizando para viabilizar a vacinação em massa contra Covid-19, na região do Pantanal de Corumbá. Por meio do Sindicato Rural local, foram disponibilizados aviões e pilotos para o deslocamento dos enfermeiros da Secretaria de Saúde Municipal para regiões de difícil acesso. 

 

Conforme o Governo do Estado, na última sexta-feira (2), foram destinadas cerca de mil vacinas da Janssen, Coronavac e Astrazeneca para vacinar os funcionários das fazendas da região. Na terça-feira (6), três aviões foram enviados para a sub-região pantaneira da Nhecolândia, a leste de Corumbá, transportando um lote de 300 vacinas, e estão previstos mais quatro sobrevoos nesta quarta para atender outras propriedades.

 

Secretário municipal de Saúde, Rogério Leite explica que o município recebeu apoio de diversos parceiros para viabilizar a vacinação nas regiões isoladas, como empresários de turismo e o sindicato rural por meio do auxílio aéreo. “Apoio este de suma importância para levar a imunização o mais breve possível a todos os corumbaenses que vivem no Pantanal”, ressaltou o secretário. “Nosso município possui uma peculiaridade em relação aos demais que é a enorme extensão territorial, e a sazonalidade da cheia e da seca que dificulta ainda mais o acesso”, destacou via assessoria.

 

Vacinação 

 

Rogério Leite ressalta que determinadas regiões pantaneiras só podem ser acessadas por meio aéreo, por isso o apoio da força-tarefa é fundamental para imunizar toda a população rural. “O deslocamento aéreo também dará maior agilidade na vacinação, pois temos pouco tempo para concluir a meta”, explicou.

 

A imunização de funcionários das fazendas foi iniciada na fazenda Novo Horizonte, onde o acesso é feito somente por terra, no local foram aplicadas a aplicação de 378 doses da Coronavac. Conforme a assessoria, a população que reside nas sub-regiões do Taquari e do Paiaguás também foram atendidas.

 

Presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite destaca a importância do apoio logístico dos fazendeiros. “Os fazendeiros estão dando toda logística para garantir a imunização dos funcionários, a partir dos 18 anos, e acreditamos que vamos atender grande parte desses trabalhadores”, disse via assessoria.

 

Segundo Luciano Leita, os postos de imunização foram instalados em regiões polos a fim de facilitar o acesso aos peões, que utilizam transportes como trator, cavalo e barco a motor. “Temos mais aviões disponíveis, mas a equipe de vacinação é pequena, o pessoal da saúde está mobilizado na cidade”, explicou Leite.

 

De acordo com o Sindicato Rural será solicitado ao Governo do Estado e à prefeitura de Corumbá um estoque de 500 doses da vacina Janssen destinado a vacinação no Pantanal 

 

“Com isso, vamos imunizar mais de duas mil pessoas, às quais não seriam beneficiadas sem essa ação porque é difícil o deslocamento para a cidade. Estão sendo aplicadas tanto a primeira como a segunda dose e a procura tem sido muito grande”, finalizou Luciano Leite.

 

Comente esta notícia