Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 15:54 - A | A

Quarta-feira, 07 de Abril de 2021, 15h:54 - A | A

Pandemia

Representantes do Brasil e Bolívia discutem ações contra Covid-19 na fronteira

Reunião tratou da situação das cidades bolivianas na fronteira com Corumbá

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Representantes do Brasil e Bolívia discutem ações contra covid-19 na fronteira

Reunião ocorreu na manhã desta quarta-feira

Prefeito de Corumbá Marcelo Iunes se reuniu nesta quarta-feira (7), com o cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul, Simons William Durán Blacutt para discutir ações de prevenção contra a Covid-19, na ocasião foi pautada a realização de uma agenda entre autoridades em saúde de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro.

 

Durante a reunião, Iunes destacou as ações de enfrentamento a pandemia desenvolvidas no município como a organização logística para a vacinação. Conforme dados da prefeitura até a última terça-feira (6), Corumbá aplicou 18.165 doses da vacina (entre 1ª e 2ª doses).

 

Para o prefeito, a campanha de vacinação promovida em Corumbá e também nas cidades bolivianas de fronteira, se mostrou eficaz no combate ao vírus. “Todos os pacientes suspeitos da variante do novo coronavírus, apontados em Corumbá, deram negativo. Houve a situação do paciente que veio de Manaus, mais foi adequadamente tratado. É importante que os irmãos bolivianos se tranquilizem que não há a variante em Corumbá. Temos uma amizade histórica com os bolivianos e que as autoridades do país avaliem com carinho a situação do trânsito na fronteira da Bolívia, uma vez que a vacinação está bastante acelerada em Puerto Quijarro e Puerto Suárez”, ressaltou Marcelo Iunes.

 

O cônsul da Bolívia enfatizou a importância da parceria entre os países. “Agradecemos ao prefeito Marcelo pela colaboração que deu ao nosso povo, no ano passado, para aliviar a situação das fronteiras. A atuação dele junto às autoridades brasileiras permitiu que a questão fosse tratada com uma visão humanitária e isso, nunca vamos esquecer”, enfatizou via assessoria.

 

Simons Durán destaca que o encontro possibilitou a criação estratégias para o combate à pandemia.  “Definimos uma reunião conjunta para que nossas equipes de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, Corumbá e Ladário possam iniciar uma estratégia de combate ao covid-19. O prefeito Marcelo Iunes se dispôs a constituir uma ação diplomática para uma reunião bilateral para discutirmos a seguridade médica”, explicou a autoridade consular.

 

A reunião contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, o assessor especial Élbio dos Santos Mendonça, e a agente consular Jackeline Montaño.

 

Comente esta notícia