Corumbá/MS, Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020, 13h:46
Tamanho do texto A - A+

Procon alerta sobre golpe com cartões que realizam operações por aproximação

Bandidos já aprenderam roubar facilmente com a ajuda da nova tecnologia

Laryssa Maier
Capital News

Procon/MS

Ao encostar a maquininha no local onde o cidadão carrega o cartão, os bandidos conseguem simulam compras

Ao encostar a maquininha no local onde o cidadão carrega o cartão, os bandidos conseguem simulam compras

Um novo golpe está sendo aplicado na praça. Com o avanço da tecnologia para utilização de cartões, denominada tecnologia NFC (Near Field Communication), os bandidos também se aprimoraram e estão roubando, em grande número, o consumidor. Em função disso, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), alerta os cidadãos para tomarem muito cuidado ao portarem seus cartões. 

 

A tecnologia em questão possibilita o pagamento de contas com a simples aproximação do cartão à “maquininha”. O alvo dos golpistas são as pessoas que costumam carregar os cartões nos bolsos das roupas ou nas bolsas em locais de fácil aproximação das maquininhas.

 

Ao encostar a maquininha no local onde o cidadão carrega o cartão, os bandidos conseguem simulam compras que ficam registradas e, fatalmente, as operadoras pagam os valores, mesmo sem conhecimento das vítimas. Como a operação pode parecer autêntica, dificilmente a pessoa lesada terá condições de reaver os valores perdidos e, por isso, há necessidade de muita atenção onde carregar os cartões. 

 

Segundo assessoria, para o superintendente Marcelo Salomão, do Procon Estadual, é necessário o máximo de atenção. “Queremos fazer um alerta para o consumidor. Tenha muito cuidado com a nova tecnologia NFC. Aquela que permite o pagamento com a simples aproximação do cartão à maquininha. Os bandidos já descobriram uma forma de roubar você. Quando estiver com o cartão, não guarde no bolso da calça ou na mochila. Eles já estão aproximando a maquininha para roubar os seus créditos”. 

 

Marcelo aconselha as pessoas a desabilitar essa forma de pagamento e terem muito cuidado quando forem às compras, principalmente nesta época em que se aproxima o fim de ano e é normal o aumento do movimento no comércio, sendo ainda maiores as possibilidades das pessoas serem roubadas.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix