Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 22 de Abril de 2017, 12:13 - A | A

Sábado, 22 de Abril de 2017, 12h:13 - A | A

Indíos Guató

Pesquisa busca identificar demandas de população indígena de Corumbá

O cacique Luiz Carlos de Souza, da aldeia Uberaba, diz que a maior preocupação é o ensino dos jovens índios

Alline Gois
Capital News

Divulgação/Assessoria

Pesquisa busca identificar demandas de população indígena de Corumbá

Atendimento médico, agricultura comercial e educação são alguns dos pontos pesquisados no estudo

 

Um levantamento para identificar a demanda de 35 famílias da etinia Guató que vivem na aldeia Uberaba, na ilha Ínsua,  começou a ser feito pela Prefeitura de Corumbá.  A coleta de dados visa diagnosticas as demandas da população da região.

O questionário aplicado pela Fundação de Meio Ambiente levantou questões relaciondas a programas de transferência de renda, produção familiar de mandioca, milho, arroz e feijão, criação de animais para subsistência e se é desenvolvido algums tipo de agricultura comercial. Além disso, foram apurados a situação do atendimento médico  e educacional na aldeira.

A diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid, explicou que o levantamento é para identificar as demandas da aldeia para que possam realizar ações no local. “Vamos buscar parcerias para ações conjuntas com saúde, assitência social e outras aqui”, enfatizou.

Para o cacique Luiz Carlos de Souza Alvarenga, a maior preocupação é com a educação e o ensino dos jovens índios. “Precisamos de apoio para a escola, para termos uma área pra esportes, hoje só temos o campo de futebol. Precisamos de uma quadra de vôlei, futebol de salão e outros esportes. Também de material para a escola como livros didáticos e ver também se ampliamos as salas de aula, porque não temos a educação infantil e precisamos disso, temos muitas crianças pequenas. Educação é prioridade nossa”, afirmou o líder da aldeia Uberaba.

Atualmente, na aldeia Uberaba funciona a Escola Indígena João Quirino de Carvalho Toghopanãa, que atende 49 alunos do ensino fundamental e médio nos períodos matutino e vespertino.

Comente esta notícia