Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 14 de Agosto de 2021, 16:11 - A | A

Sábado, 14 de Agosto de 2021, 16h:11 - A | A

Prevenção

Operação Hefesto amplia o combate a incêndios no Pantanal

Focos de calor são controlados pelo Corpo de Bombeiros estadual

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Operação Hefesto amplia o combate a incêndios no Pantanal

Ação do Corpo de Bombeiros

Para controlar a incidência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros estadual está promovendo diversas ações como o monitoramento via satélite dos focos de incêndio, sobrevoos, uso de drones, permanência dos militares em campo e Sala de Situação, em Campo Grande. As ações integram a Operação Hefesto.

 

Dados do Corpo de Bombeiros mostram que até a manhã da última sexta-feira (13), não foram registrados focos ativos de incêndio, e as guarnições estão se mantendo nas regiões dos pantanais de Miranda e Corumbá (Nabileque), locais em que houve maior ocorrência de incêndios nesta semana. 

 

Coordenador da operação, Danilo Santos Moreira Leite explica que cerca de 45 bombeiros compõem as equipes de combate e controle dos incêndios. “As equipes conseguiram extinguir os incêndios nestas localidades e permanecem nas áreas realizando rescaldo e evitando que surjam novos focos, os quais geralmente ocorrem após o meio-dia, quando aumenta o calor e reduz a umidade”, destacou.

 

Na última quinta-feira (12), as equipes combateram incêndios de grandes proporções em uma floresta de Carandazais, na Fazenda Cáceres, localizada na sub-região pantaneira do Nabileque, a Sudoeste de Corumbá, durante a ação foram combatidos pequenos focos de calor.

 

No município de Miranda, um foco monitorado entrou em combustão na fazenda Bodoquena e precisou ser debelado. Após a ação, as equipes permaneceram no local promovendo a inspeção noturna e aceiros de forma preventiva. Região em que o foco atingiu as fazendas Barro Preto, Livramento e Nossa Senhora de Fátima.

 

Comente esta notícia