Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020, 13:58 - A | A

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020, 13h:58 - A | A

Calamidade

Incêndio no Pantanal pode amenizar no sábado

A previsão do tempo alerta para chuva na região somente no final de semana

Elaine Silva
Capital News

Diário Corumbaense

Incêndio no Pantanal pode amenizar no sábado

Focos de incêndio no Pantanal

Com quase 4 mil focos de incêndios, Corumbá segue liderando o ranking de municípios com mais registro de queimadas em todo o país.Pantanal registra este ano a maior queimada em décadas. Em Corumbá, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que a cidade tem 3.805 focos de queimadas. Só no mês de agosto, já são 1.070 focos. Nas últimas 24h, foram 238. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cemtec), para amenizar a situação dos 1,2 milhão de hectares a chuva deve chegar somente no sábado (15).  

 

As áreas de instabilidade passarão a ganhar força entre sexta-feira (14) e sábado, data em que as chuvas isoladas podem acontecer nas regiões do sul, sudoeste, pantaneira e central de Mato Grosso do Sul. Mesmo com a possibilidade das chuvas, a temperatura não deve abaixar e a previsão indica máxima de 40° graus em algumas regiões.

 

Até a chuva chegar, o Pantanal está sofrendo com os incêndios, ainda mais que há focos no país vizinho. Cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, passam pelo mesmo problema causado pelo fogo que consome vegetação.Levantamento do Ibama, revela que até o momento, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, já foram devastados 1.400.000 hectares, conforme informado ao Diário Corumbaense.  Na última terça-feira (11) os militares do Corpo de Bombeiros estão às margens do Canal do Tamengo e brigadistas do Prevfogo deixaram a Serra do Amolar em embarcação do 6º Distrito Naval.

 

Comente esta notícia