Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021, 08:39 - A | A

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021, 08h:39 - A | A

Operação Hefesto

Fumaça prejudica apoio aéreo no Pantanal

Fogo reacendeu no entorno da escola rural Jatobazinho

Elaine Silva
Capital News

CBMS

Fumaça prejudica apoio aéreo no Pantanal

Incêndio no Pantanal

Fumaça está prejudicando o apoio aéreo para combater os incêndios no Pantanal. O comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Vandner Valdivino Meirelles, informou que os combates aos incêndios no Jacadigo (fazenda Tatu), com acesso pela BR-454 (em direção ao Forte Coimbra), e no distrito de Porto Esperança foram intensificados, envolvendo 28 bombeiros. Os ventos sul ampliaram as chamas e os aviões Air Tractor não conseguiram operar (lançamento de água) na manhã desta quinta-feira na região devido à baixa visibilidade.

 

A operação Hefesto, desencadeada em julho pelo Corpo de Bombeiros com prioridade ao Pantanal, atua com atenção redobrada nesta quinta-feira (30) em várias frentes de focos de calor no município de Corumbá. 

 

O fogo reacendeu no entorno da escola rural Jatobazinho, ao Norte da cidade e margeando o Rio Paraguai, e se propaga também na sub-região do Jacadigo (ao Sul do município), distrito de Porto Esperança e na morraria do Urucum. De acordo com o Governo do Estado, os ventos fortes, calor acima de 40 graus e baixa umidade relativa do ar têm contribuído para o aumento dos incêndios que estão sendo combatidos desde o início da semana. Apesar destas condições extremas, relatório do Corpo dos Bombeiros divulgado na quarta-feira (29) indicava que o número de focos de janeiro a setembro deste ano (3.758) é menor do que no mesmo período de 2020 (6.446). Não há previsão de chuvas na região pantaneira.

 

Os militares também estão combatendo focos de incêndio nas regiões do Castelo e do Tagiloma, próximas à Corumbá, com apoio aéreo.  No Pantanal do Nabileque, em Miranda, dez bombeiros fazem aceiro na estrada MS-243 para preservar uma ponte de madeira ameaçada por incêndio. Na quarta-feira, os bombeiros debelaram as chamas que atingiram um caminhão carregado de feno, na MS-228 (Estrada-Parque), no Pantanal da Nhecolândia.

 

Comente esta notícia