Corumbá/MS, Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quarta-Feira, 09 de Junho de 2021, 09h:51
Tamanho do texto A - A+

Covid-19: Medidas de restrição são prorrogadas

Ação visa conter o avanço da pandemia no município

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Covid-19: Medidas de restrição são prorrogadas

Reunião do Comitê Extraordinário Covid-19,

Prefeitura de Corumbá prorrogou por mais uma semana as medidas de restrição adotadas devido ao avanço da pandemia da Covid-19 no município. Na última terça-feira (8), o Comitê Extraordinário de enfrentamento a Covid-19, determinou a prorrogação e instituição de novas medidas, após análise dos dados apresentados em reunião.

 

Na ocasião, o prefeito Marcelo Iunes, enfatizou a importância da colaboração da população. “Com o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Grupo de Fiscalização Integrada (GFI), constatamos que nesta primeira semana conseguimos estabilizar os números de casos positivos e de internação provocadas pela Covid. Com esta prorrogação, vamos agora buscar a diminuição desses índices”, afirmou via assessoria

 

“A situação de todo o sistema de saúde, tanto o público quanto o privado, ainda está longe de ser o ideal, por isso contamos com o apoio de toda população. Precisamos continuar evitando aglomerações e redobrando os cuidados com a higiene pessoal. Precisamos seguir usando a máscara facial e aplicando álcool em gel nas mãos”, complementou Iunes.

 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que o percentual de casos positivos testados no drive thru do Samu registrou queda de 37% após a aplicação das novas medidas, a taxa era próxima dos 50% antes das medidas, foi constatada ainda, uma redução no tempo de espera por um leito de UTI-Covid na Santa Casa de Corumbá.

 

A reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, contou com a presença do prefeito Marcelo Iunes; o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto; procurador geral do Município, Alcindo Cardoso do Valle; secretário de Saúde, Rogério Leite; o secretário de Governo, Eduardo Iunes; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques; o secretário de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula; o secretário de Segurança e Defesa Social, César Freitas Duarte; o comandante da Guarda Municipal, Miguel Soares; e o coordenador-presidente do Grupo de Fiscalização Integrado, Luciano Cruz.

 

Com intuito de evitar aglomeração novas medidas  foram incluídas, nos dias 11 e 12 de junho o horário de abertura do comércio será estendido até às 20 horas para atender aos consumidores e comerciantes durante a celebração do Dia dos Namorados.

 

Conforme a administração municipal, o horário de funcionamento dos serviços de transporte complementar de passageiros e por aplicativos, também foi alterado, a partir do dia 8 de junho os motoristas poderão trabalhar até o início do toque de recolher, seguindo o Decreto Nº 2.594 publicado no DIOCORUMBÁ. 

 

As aulas presenciais em estabelecimentos de ensino regular privados, e cursos preparatórios em geral seguem suspensas até o dia 15 de junho, a medida não se estende às creches da rede privada, que poderão funcionar com 50% da capacidade total do local.

 

O decreto também autoriza a realização de celebrações religiosas de forma remotas ou presenciais, com 30% da capacidade do local, com limite máximo de 100 pessoas, independente do tamanho da instituição religiosa.

 

Atividades consideradas serviços não essenciais de alto risco seguem vedadas, como balneários, boliche, sinuca e similares, atrações turísticas e culturais e clubes sociais, a prática de atividades esportivas individuais, é permitida desde que em locais abertos.

 

Serviço:

O decreto completa com todas as medidas de restrição pode ser acessado no link: http://do.corumba.ms.gov.br.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix