Corumbá/MS, Quarta-Feira, 03 de Março de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Terça-Feira, 19 de Janeiro de 2021, 15h:54
Tamanho do texto A - A+

Corumbá recebe 3.706 doses e inicia primeira fase da vacinação contra a COVID-19

Seguindo as determinações do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados nesta primeira etapa os Profissionais de Saúde e idosos acima de 75 anos do asilo

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/PMC

Corumbá recebe 3.706 doses e inicia primeira fase da vacinação contra a COVID-19

Seguindo as determinações do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados nesta primeira etapa os Profissionais de Saúde e idosos acima de 75 anos do asilo

 

Nesta terça-feira (19), o município de Corumbá iniciou a primeira fase de vacinação contra a COVID-19, após o recebimento das 3.076 doses disponibilizadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo do Estado que chegaram à cidade no final da noite dessa segunda-feira (19), e ficaram armazenadas no Centro de Saúde Dr. Moisés dos Reis Amaral.

 

Na cidade, a primeira pessoa imunizada na cidade foi a senhora Leonida da Silva, 84 anos, do Asilo São José. “Nem sabia que ia tomar a vacina. Estou contente, já passei por tanta coisa nessa vida e não seria essa doença que ira me levar”, declarou.

 

Para a enfermeira de urgência e emergência do Pronto-Socorro Municipal, Maria Lúcia Braga, 38, foi a primeira profissional de saúde a ser imunizada contra a COVID-19, por trabalhar na linha de frente de combate à doença, ela disse que a vida agora vai melhorar para todos. “Sem explicações, é uma emoção muito grande mesmo. Penso nos colegas que perdi, nas famílias que perderem seus entes. É uma emoção imensa, é muita fé e esperança que os dias vão melhorar para todos. Na verdade, já estão melhorando”, enfatiza.

 

Além destas, também foi imunizado o indígena Severo Ferreira, da etnia guató. Para ele,“viver mais um pouco. É uma coisa que vai ser feliz para todos nós. Muita gente está morrendo e graças a Deus nos trouxeram essa vacina, assim as pessoas vão poder viver mais um pouco. Na verdade, estou o entrando para história, estou caminhando para os 90 anos. Estou feliz e vivo para acompanhar esse momento”, disse Severo que por muitos anos foi o líder e cacique dos índios guatós na aldeia Uberaba. “Tem  que tomar vacina, assim você vive mais um pouco”, diz.

 

Por fim, também recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac o médico Manoel João, que desde o começo da pandemia atende na UTI destinada ao coronavírus. “Considero um momento histórico. Nesse momento de pandemia, onde a gente não via luz no fim do túnel. No primeiro momento que eu entrei no CTI da COVID, que nós inauguramos em 03 de maio, a gente não conhecia essa doença, o mundo não conhecia essa doença, a medicina e a ciência não conheciam essa doença. Me vi diante de um monstro, me assustei de verdade, porque eu vi a tristeza, eu vi a morte”, contou. Sobre ser imunizado ele contou: “vim tomar a vacina aqui para que a população veja. Os meus filhos tomaram a vacina há mais de quatro meses, já tomaram a segunda dose e não houve nenhum problema. Para mostrar à população que não há necessidade de ter medo da vacina”, afirma.

 

A secretaria de saúde de Corumbá afirmou que segue as determinações do Plano Nacional de Imunização, serão vacinados nesta primeira etapa os Profissionais de Saúde e idosos acima de 75 anos do asilo, que serão prioritários devido ao número baixo de recebimento de doses da vacina. Ainda nesta terça-feira, duas equipes volantes de vacinadores e registradores se dirigiram para o Hospital para realizar a vacinação nos profissionais de saúde prioritários.

 

Ao todo, quatro equipes volantes para realizarem vacinação no PS (URR e drive thru covid); UPA; Centro de Atendimento a COVID; Cassems; SAMU. Teremos a Saúde da Ladeira como Ponto Fixo na quarta para os Profissionais que não estarão no local de trabalho quando a equipe volante passar.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix