Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 15:39 - A | A

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 15h:39 - A | A

Meio Ambiente

Chuvas do fim de semana eliminam focos de incêndio no Pantanal

Corpo de bombeiros seguem monitorando a região

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Chuvas do fim de semana eliminam focos de incêndio no Pantanal

Combate aos incêndios em MS

A chegada da chuva na região pantaneira, no último sábado (28), resultou na eliminação de praticamente todos os focos de calor que afetaram grande parte do Pantanal, os incêndios florestais foram mais intensos nas regiões do Carandazal, Abobral, Forte Coimbra e Nhecolândia. Na manhã deste domingo (29) um sobrevoo identificou a eliminação dos focos, contudo os bombeiros permaneceram nas áreas realizando monitoramento e rescaldo da vegetação.

 

Coordenador da Operação Hefesto, tenente-coronel Leandro Borges Bertholdo ressalta que a chuva foi fundamental para o combate aos incêndios. “As condições climáticas favoráveis foram determinantes para a extinção dos incêndios, com três das seis guarnições de linha de frente retornando à base (quartel do Corpo de Bombeiros de Corumbá). Em algumas regiões, como o Abobral, choveu forte”, explicou.

 

De acordo com o pantaneiro Armando Lacerda, morador de Porto São Pedro, entorno da Serra do Amolar, foram registradas ocorrência de chuvas e sem sinais de focos de incêndio na região Pantaneira ao Norte de Corumbá, trecho que abrange as sub-regiões do Paraguai e Paiaguás. “Choveu pouco, mas o suficiente para aumentar a umidade e eliminar a fumaça. O capim começou a reverdecer”, destacou.

 

Para controlar a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, o Corpo de Bombeiros estadual desenvolve há 58 dias a Operação Hefesto, que realiza o combate por meio do monitoramento via satélite dos focos de incêndio, sobrevoos, uso de drones e permanência dos militares em campo. A operação conta com mais de 140 bombeiros militares e brigadistas das propriedades rurais, quatro viaturas e oito aeronaves Air Tractor, além de uma Sala de Situação instalada no Centro de Proteção Ambiental – Unidade do Corpo de Bombeiros dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Conforme a equipe de enfrentamento aos incêndios, atualmente, 45 bombeiros estão em ação por meio de revezamento. Antes da chegada da chuva, foram montadas três bases para operação das aeronaves responsáveis pelo lançamento de água – na fazenda BrPec (Miranda), Forte Coimbra e Corumbá.

 

As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram no último sábado (28), combates aéreo e terrestre no Abobral no trecho entre a MS-184 e a BR-262, onde o fogo atingiu o Morro do Urucum, local que abriga reservas de minério de ferro e manganês. Ainda no fim de semana, os bombeiros controlaram um incêndio no Morro do Rabicho, área de adestramento da Marinha próxima ao município de Ladário. Uma das áreas mais atingidas pelos incêndios, o Carandazal, entre Corumbá e Porto Murtinho, foi beneficiada pela chuva forte que apagou um grande incêndio no local.

 

Comente esta notícia