Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021, 17:39 - A | A

Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021, 17h:39 - A | A

Meio Ambiente

Apoio aéreo intensifica combate ao fogo no Pantanal

Mesmo com as chuvas do fim de semana, incêndios voltam a assolar a região

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Apoio aéreo intensifica combate ao fogo no Pantanal

Aeronaves integram a Operação Hefesto

Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul seguem combatendo focos de calor no Pantanal corumbaense, após o retorno dos incêndios registrados nos últimos dias devido à escassez de chuvas e a elevação das temperaturas somada a baixa umidade do ar.

 

Por meio de sobrevoos na região  feito um monitoramento por satélite pela Sala de Situação, situada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, a Operação Hefesto realiza o planejamento dos combates por terra e aéreo, baseadas na propagação do fogo e suas variantes.

 

As equipes de combate aos incêndios estão atuando na região do Carandazal, localizada entre Corumbá e Porto Murtinho, e também no Paraguai-Mirim e Paiaguás, regiões próximas ao Norte da Capital pantaneira. No rabicho, base de treinamento da Marinha, em Ladário, o foco também reacendeu sendo combatido, assim como no Morro Urucum, área que compreende reservas minerais de Corumbá.

 

Divulgação/Portal MS

Operação Hefesto amplia o combate a incêndios no Pantanal

                         Operação do Corpo de Bombeiros

Comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Leandro Borges Bertholdo explica que três aeronaves Air Tractor estão realizando o lançamento de água, além de um Cessna para monitoramento das áreas mais críticas nas regiões do Carandazal e Paiaguás. “A chuva não foi suficiente para eliminarmos a massa suscetível ao fogo e os focos voltaram com força em algumas regiões, onde já estamos atuando com carga quase máxima”, ressaltou.

 

Na região do Paiaguás (fazenda Nova Campanário), o combate aos incêndios é realizado por meio de duas equipes, deslocadas por aeronaves. Também foi enviada uma equipe ao Paraguai-Mirim, com reforço de mais 35 bombeiros.

 

De acordo com a administração estadual, as operações aéreas de lançamento de água são feitas a partir das bases montadas no aeroporto internacional de Corumbá e fazenda BrPec no município de Miranda.

 

Comente esta notícia