Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 21 de Setembro de 2021, 15:39 - A | A

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021, 15h:39 - A | A

Aniversário de Corumbá

Aos 243 anos, investimentos fomentam o desenvolvimento de Corumbá

Pacote de obras orçados em R$ 94 milhões foi anunciado ao município

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Prefeitura convoca pré-selecionados ao Programa Lotes Urbanizados

Corumbá (MS)

Município de Corumbá celebra nesta terça-feira (21), seus 243 anos de existência, conhecida como “Cidade Branca”, devido a coloração do solo, rico em calcário, o nome da cidade possui origem tupi-guarani, Curupah, e significa “lugar distante”. 

 

Em celebração à data, o prefeito Marcelo Iunes anunciou um novo pacote de obras orçado em R$ 94 milhões, que prevê mais de 50 ações nas áreas de infraestrutura urbana e rural, saúde, meio ambiente, educação e assistência social. Ao longo do dia serão promovidas diversas atividades com intuito de comemorar o aniversário da cidade que é um dos principais pontos turísticos do Estado.

 

Divulgação/PMC

Aos 243 anos, investimentos fomentam o desenvolvimento de Corumbá

Marcelo Iunes, prefeito de Corumbá

Segundo o chefe do executivo corumbaense, apesar das parcerias, grande parte dos investimentos foram viabilizados por recursos próprios do Município. “São quase 95 milhões de reais em obras, a maior parte com recurso do Município. Temos repasses financeiros do Estado e da União, mas a maior parte é de recursos do Município fruto de um trabalho de gestão com planejamento e com apoio da Câmara Municipal. Importante que temos parceria dos vereadores, Assembleia Legislativa, bancada sul-mato-grossense no Congresso Nacional, com deputados e senadores, e, fundamentalmente, do governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro de Corumbá, e do secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel”, disse o prefeito.

 

Na ocasião, o prefeito enfatizou a importância do apoio dos parlamentares de MS. “Temos parceria na bancada, com o senador Nelsinho (Trad); Soraya Thronicke; as deputadas federais Rose Modesto e Bia Cavassa; os deputados estaduais Evander (Vendramini), professor Rinaldo (Modesto) e Capitão Contar que destinaram recursos para o município”, nominou o prefeito.

 

Marcelo Iunes também destacou os próximos investimentos previstos para o município, que segundo ele contribuirá para atrair mais investimentos à cidade. “Queremos trazer um ramal do gás boliviano para Corumbá, com um preço diferenciado, mais atrativo para a cidade. Já tem uma empresa, da Bahia, para construir uma usina termelétrica, mas precisa de preço atrativo [para o gás].Também trabalhamos para atrairmos um pólo minero-siderúrgico Corumbá, mas volto a dizer, precisa de preços atrativos, para isso. Estamos trabalhando com mais afinco na questão da ferrovia e do gás, que vão gerar mais emprego e renda na cidade”, disse o prefeito.

 

Por meio do apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Prefeitura de Corumbá irá coordenar a integração logística entre a região pantaneira e as cidades de Salta, Jujuy e Tucuman, localizadas no norte da Argentina. Conforme a assessoria, a iniciativa tem o intuito de viabilizar o acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina.

 

De acordo com o prefeito, entre os programas que visam o desenvolvimento da economia corumbaense destaca-se o Cidade Empreendedora. “Temos nessa parceria com o Sebrae/MS, o início de cursos de qualificação para a nossa população, permitindo que fiquem mais preparadas para o mercado de trabalho. Gerando emprego na cidade, o comércio cresce. Crescendo, vai contratar mais gente e agora, com os cursos, será pessoal qualificado”, afirmou

 

Outro ponto levantado pelo chefe do executivo municipal, foi as perspectivas de desenvolvimento para os assentamentos rurais. “Temos cursos de pisciculturas permitindo a criação de peixes pelos produtores familiares dos nossos assentamentos. Criamos o PAA Municipal, e trabalhamos o PAA Federal também, além do PNAE para a merenda escolar”.

 

O prefeito ainda ressaltou que em razão da pandemia não haverá uma grande celebração dos 243 anos de fundação de Corumbá, mas enfatizou que a Prefeitura mantém ações firmes no enfrentamento a Covid-19. “Nossa esperança é ver zerar os casos de covid em Corumbá, já houve diminuição dos os casos, mas ainda temos internações. Infelizmente, tivemos a morte de uma criança recentemente, quero dedicar meus pêsames à família”.

 

Divulgação/PMC

Aos 243 anos, investimentos fomentam o desenvolvimento de Corumbá

                              Hasteamento da bandeira

Em um ato cívico-militar realizado nesta terça-feira pela Prefeitura, no Jardim da Independência, houve o hasteamento da bandeira do Brasil, a execução do Hino de Corumbá, uma homenagem ao Marechal Antônio Maria Coelho, herói nacional, e o tradicional “parabéns para você”. 

 

Bandas militares do 6º Distrito Naval e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira se revezaram nas apresentações, que contou ainda com a participação de alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Devido a pandemia não houve o tradicional desfile na avenida General Rondon, pelo segundo ano consecutivo. 

 

Com o avanço da campanha de vacinação, Marcelo Iunes destaca que a expectativa é que a normalidade seja restabelecida na cidade em breve. “Hoje é um dia de muita felicidade. Corumbá completando 243 anos e com muita fé em Deus, acredito que já estamos entrando na era da pós de pandemia. Em breve voltaremos a normalidade, uma nova vida para todos nós que infelizmente perdemos entes queridos, eu perdi um irmão, e também perdemos um amigo, um vizinho, um colega de trabalho”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

 

Durante a solenidade, o representante do Legislativo municipal, vereador Roberto Façanha destacou estar otimista com o fim da pandemia. “Esperamos que a partir de agora o Covid-19 fique pra trás e que possamos retomar o nosso desenvolvimento, a nossa geração de emprego, que possamos realmente relembrar as pessoas que se foram e que perdemos para essa terrível doença”, afirmou.

 

“Nós começamos já participando no dia 17 de um grande evento onde o Prefeito Municipal de Corumbá, com apoio dos deputados estaduais da bancada federal, da Câmara de Vereadores, anunciou um pacote de obras de mais de cinquenta obras para o nosso município que com certeza, além de gerar emprego e renda, vai melhorar a qualidade da nossa população. Parabéns Corumbá, estamos felizes e somos felizes por viver nessa terra maravilhosa”, concluiu o presidente da Câmara de Vereadores.

 

Para o capitão de Mar e Guerra Rodrigo Moussalle Bueno, chefe do Estado-Maior do Comando do 6º Distrito Naval, “hoje Corumbá amanheceu coberta de felicidade e de orgulho. Mais uma comemoração de aniversário, mais um ano de vitória de todos, muito hospitaleiro e que traz na sua alma o sentimento de desenvolvimento preservando sobretudo sua natureza”.

 

 

Comente esta notícia