Sábado, 18 de Maio de 2024


Corumbá Sábado, 28 de Dezembro de 2013, 12:22 - A | A

Sábado, 28 de Dezembro de 2013, 12h:22 - A | A

Tradicional lavagem da escadaria em Corumbá será de portas fechadas

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A tradicional Lavagem da Escadaria que acontece na noite de 30 de dezembro será com as portas fechadas da igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Os adeptos das religiões africanas irão lavar a escadaria da Matriz às 19h30.

Segundo informações de Diário Corumbaense, o babalorixá Zazelakum Clemílson Medina, informou que há dois anos foram surpreendidos ao chegar na Matriz e encontrar as portas fechadas. “Neste ano, já fomos avisados com antecedência de que as portas da Igreja Matriz de Corumbá continuarão fechadas, como foi em 2011 e 2012”, afirmou Clemílson. O líder religioso considera a decisão como ato de intolerância religiosa. “Neste ano, a lavagem irá celebrar mais que um louvor, será um ato de indignação porque durante os últimos seis anos, tivemos a missa e a lavagem juntas, simbolizando respeito, união e comprometimento com os jovens da cidade. Essa proibição de uma hora para outra, representa intolerância religiosa”, disse Clemílson.

Adeptos das religiões africanas seguem lamentando a situação. “Já era tradição da cidade participarmos da missa. Depois em louvor ao nosso ano, em agradecimento, em purificação e em ação de graças, realizarmos a lavagem da escadaria”, observou o babalorixá.

A decisão de fechar as portas da Matriz ocorreu em 2011 após uma consulta realizada com fiéis da igreja que eram contrários à celebração. Segundo a autoridade eclesiástica local, a decisão foi baseada numa questão teológica que envolve as duas religiões.

A lavagem da escadaria ocorre há 13 anos, na noite do dia 30. O ritual é feito ao som dos atabaques e cantorias. Os homens não realizam a lavagem, somente as mulheres podem lavar e perfumar as escadarias com ramos de plantas e água de cheiro. Os participantes afirma que o ritual é um momento de respeito, oração e simboliza a retirada de todas as impurezas e desavenças que ficaram no ano que termina e dá as boas vindas ao próximo ano.
 

Comente esta notícia