Sábado, 18 de Maio de 2024


Corumbá Sexta-feira, 06 de Março de 2015, 10:27 - A | A

Sexta-feira, 06 de Março de 2015, 10h:27 - A | A

Programa Saúde da Família amplia atendimentos e abrange 89,7% da população de Corumbá

Erick Silva - de Corumbá para o Capital News

Em Corumbá o programa Saúde da Família, desenvolvido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, ampliou seus atendimentos na margem de 30% nos últimos dois anos. De acordo com dados fornecidos pela secretaria, no início de 2013 17 equipes trabalhavam no atendimento domiciliar de pacientes em diversas regiões da cidade, já em 2015 este número passou a ser de 27 equipes.

Deste total, 23 equipes trabalham no atendimento da área urbana e quatro são direcionadas para atendimento exclusivo da zona rural do município. Os investimentos proporcionaram a margem de 89,7% de cobertura de famílias atendidas que já representam 800 consultas domiciliares realizadas todos os meses na cidade, com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e recepcionistas. “Elas cuidam bem da gente. Sempre fazem as visitas, me examinam, passam remédio, receitas... é muito bom este atendimento em casa”, testemunhou o senhor José Benites, 79 anos, residente no Bairro Cristo Redentor.

Esta semana ele recebeu a visita de uma das equipes da ESF do Fernando Moutinho, e foi examinado pela médica Yessell Yanetsy Garcia Ramirez. O aposentado queixou-se de tontura. A pressão estava alta e recebeu todas as orientações da médica que ainda passou um remédio, que ele deve tomar de oito e oito horas; marcou um exame mais minucioso para o dia 12, além de fornecer receita para pegar remédio na farmácia da Prefeitura, no Complexo de Saúde, localizado na Rua América.

“No início da administração do prefeito Paulo Duarte, cerca de 35 mil pessoas residentes na cidade, não contavam com cobertura das equipes de Saúde da Família. O número de equipes também era baixo, na área urbana e rural. Trabalhamos no sentido de ampliar as equipes e hoje estamos com 27, 23 na área urbana e quatro na zona rural”, revelou a secretária de Saúde Dinaci Ranzi.

Hoje, estas equipes contam com 27 médicos, 22 dentistas, 173 agentes comunitários de saúde, além de outros profissionais da área de saúde como enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e recepcionistas. A Prefeitura trabalha para aumentar ainda mais os índices de cobertura no Município, a partir da conclusão da unidade que a Prefeitura está construindo no Bairro Guatós.

“A preocupação é ampliar os serviços de saúde na região sul da cidade, parte alta, que está crescendo bastante. Com esta nova unidade, teremos mais equipes de Saúde da Família o que ampliará a área de atuação dos nossos profissionais. Quem ganha com isto é a população”, comentou.

 

Comente esta notícia