Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Corumbá Terça-feira, 20 de Agosto de 2013, 15:33 - A | A

Terça-feira, 20 de Agosto de 2013, 15h:33 - A | A

Presidenta Dilma Rousseff oficializa a readequação de dez construções de Corumbá

Gabriel Kabad - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Agora é oficial: Corumbá está presente na lista dos projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, e conta com dez projetos que dividirão os R$ 19,6 milhões destinados pelo programa federal para revitalizar seu patrimônio histórico. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (19), pela presidenta Dilma Rousseff, em São João Del-Rei (MG).

O prefeito Paulo Duarte (PT) participou da solenidade na cidade mineira. “Um dia muito especial para mim, para a Maria Clara, para o senador Delcídio do Amaral [PT] e toda cidade de Corumbá. Estamos entre as 44 cidades brasileiras contempladas pelo PAC das Cidades Históricas e a única no Estado de Mato Grosso do Sul”, disse.

“Em breve a nossa população poderá ver locais históricos como o Instituto Luís Albuquerque, a Igreja da Candelária, as praças da República e da Independência, o prédio da antiga Prefeitura, o Hotel Internacional, a Casa do Artesão, o antigo Mercadão e o Casarão da Comissão Mista, restaurados e requalificados”, falou Duarte.

O projeto prevê restaurações e requalificações. A restauração implica o conserto e reparo de estruturas e objetos desgastados pelo uso e pelo tempo conservando suas características originais da forma mais fiel possível. A requalificação geralmente envolve as áreas externas, como praças e ruas, e pretende agregar mais conforto, iluminação, segurança e beleza, ao custo de R$ 1,9 bilhão.

Junto com o antigo mercadão, está a requalificação da Praça do Uruguai, localizada ao lado. Além disso, os projetos de requalificação atenderão também as praças da República e da Independência. O décimo projeto é a ligação da parte alta e parte baixa da cidade, com implantação de passarela (projeto de acessibilidade).
 

Comente esta notícia