Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Corumbá Quarta-feira, 22 de Maio de 2013, 08:36 - A | A

Quarta-feira, 22 de Maio de 2013, 08h:36 - A | A

Prefeitura assume papel no combate às queimadas e sedia audiência pública

Karen Andrielly - Especial para o Capital News

A prefeitura de Corumbá assumiu o compromisso de contribuir para o combate as queimadas no Pantanal, e lançou a campanha “Bom para o Meio Ambiente e para o produtor rural”. Nesta terça-feira, 21, o município sediou uma audiência pública sobre “Os impactos das queimadas no Pantanal Sul-Matogrossense”.

Corumbá, abrange 60% do Pantanal Sul-Matogrossense e 37% do Pantanal brasileiro, o município conquistou no ano passado o ingrato posto de cidade com maior número de queimadas do Brasil.

De acordo com números do Ibama, foram identificados 482 focos de queimadas no Pantanal entre janeiro e junho de 2012. No mesmo período, em 2011, foram 70 pontos de queimadas, o que indica que o número do último ano foi seis vezes maior.

“Seria mais cômodo ficar lamentando o ocorrido e deixar para o Estado e Ibama toda a responsabilidade, mas a prefeitura decidiu se meter nesse assunto, buscar alternativas e soluções, pois isso afeta diretamente a vida de todo os corumbaenses”, disse o prefeito Paulo Duarte, em discurso de abertura da audiência pública.

Segundo o prefeito o Governo Federal precisa urgentemente lançar um olhar especial para Corumbá, a primeira cidade em extensão territorial do Brasil (fora da Região Norte) e município que abriga a maior parte de um dos mais importantes biomas do Planeta, o Pantanal. “Soube que sete aeronaves de combate a queimadas foram licitadas para o Brasil. Não tem cabimento pelo menos uma delas não vir para Corumbá, se até o Ibama já disse que tecnicamente nosso pleito é legítimo e viável para mitigar o problema nesta que é uma região crítica”, acrescentou.

Na ocasião ele ressaltou ainda que“não adianta mais improvisar com helicóptero mosquito, nem ficar clamando por socorro às autoridades quando o fogo já está se alastrando”, durante a audiência.

O deputado estadual Amarildo Cruz que, juntamente com o prefeito, propôs a realização da audiência pública reforçou a demanda da administração municipal e se colocou à disposição para defender essa causa na Assembleia Legislativa. “Já comandei a superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul e acompanhei de perto a questão das queimadas no Pantanal”, disse.

“Queremos sair dessa audiência com uma minuta de um projeto de Lei que faça as alterações na legislação necessárias e fortaleça ações preventivas e de combate ao fogo nessa região tão importante para todo o Brasil e para o Mundo”, acrescentou o deputado.

A mesa diretora da audiência pública contou com as presenças de diversos atores, responsáveis direta e indiretamente pela questão das queimadas.
 

Comente esta notícia