Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Corumbá Segunda-feira, 23 de Março de 2015, 14:04 - A | A

Segunda-feira, 23 de Março de 2015, 14h:04 - A | A

Para reduzir aumento na passagem Prefeitura de Corumbá propõe isenção do ISS

Erick Silva - de Corumbá para o Capital News

A Prefeitura Municipal de Corumbá encaminhou para Câmara Municipal o projeto que isenta a empresa responsável pelo transporte coletivo municipal ao pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviços). A medida foi anunciada na manhã desta segunda-feira (23), pelo Diretor-Presidente da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat), Alexandre Vasconcelos, como um dos meios encontrados pelo poder executivo no intuito de reduzir o aumento solicitado pela empresa que poderia elevar a tarifa para R$ 3,04. “Desde o momento em que foi protocolado o pedido de aumento na tarifa do transporte público, uma das preocupações do prefeito foi de reduzir o impacto no bolso da população. A solução encontrada foi encaminhar a mensagem para Câmara e propor a aprovação da extinção do ISS no serviço, com isso a nossa projeção é de que o valor da tarifa não ultrapasse os R$ 2,80”, disse Alexandre.

De acordo com o diretor da Agetrat, o valor da tarifa estava congelado desde 2011 e a solicitação pelo reajuste já teria sido um pedido da vencedora da licitação para o início dos trabalhos em Corumbá, o que foi negado pela administração. “Essa solicitação para o reajuste da tarifa havia sido pleiteada pela empresa antes de iniciar os trabalhos na cidade, porém, o prefeito negou sob a alegação de que primeiramente a empresa deveria mostrar uma prestação de serviço de qualidade para população e posteriormente se cogitasse um aumento.

Mas vale lembrar, que o valor atual da tarifa está defasado e é referente ao ano de 2011, desde então os valores de praticamente tudo foram reajustados, o salário mínimo é outro, os preços dos combustíveis sofreram vários aumentos, e a tarifa em Corumbá permaneceu sem alteração”, reforçou. A votação deve ser inserida na pauta da casa de leis na sessão desta segunda-feira e colocada para apreciação dos vereadores que deverão decidir se aprovam ou não a medida. O anúncio foi acompanhado pelo secretário de Governo Márcio Cavasana, que ressaltou ainda o empenho da administração no sentido de garantir para população, um transporte de qualidade, e principalmente que venha proporcionar uma valor justo tanto para os usuários como para empresa que realiza o serviço.

“Dentro dessa nossa proposta levamos em consideração ainda o grande número de gratuidades existentes no município. Só para se ter uma ideia hoje a empresa atende uma média de 3000 idosos, 800 acompanhantes e 1600 estudantes que se beneficiam com a gratuidade. Já conversamos com as comissões do legislativo e explicamos a necessidade da medida afim de que o reajuste não pese no bolso do usuário” concluiu Cavasana. Atuando desde outubro de 2014, a Viação Cidade Corumbá trouxe para cidade uma frota de 25 ônibus novos que atendem a população sendo 18 na área urbana e três na área rural do município atendendo a demanda de onze itinerários.

 

Comente esta notícia