Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Corumbá Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 11:49 - A | A

Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015, 11h:49 - A | A

Pacientes vão para o CTI após quimioterapia

Erick Silva - De Corumbá e região para o Capital News

O Centro de tratamento oncológico de Corumbá teve de transferir dois pacientes que realizavam procedimentos de quimioterapia para o centro de tratamento intensivo da Santa Casa. A transferência ocorreu depois que Sebastião Souza Rocha de 47 anos e Teresinha de Medeiros de 82 anos, passaram mal durante a aplicação do medicamento para combate do câncer e sofreram o que os médicos classificam como discrasia sanguínea, quando é observado uma alteração hematológica produzida por medicamentos).

O quadro clinico dos pacientes é considerado grave devido à baixa imunidade ocasionada pela doença. Eles estão em uma área de isolamento e recebendo medicamentos antibióticos para prevenção de infecções.

O diretor técnico da Santa Casa informou que já foi instaurado uma sindicância para apurar as causas, mas não descartou a possibilidade de ter sido motivado por erro na manipulação dos medicamentos. “É precoce neste primeiro momento atribuir a qualquer pessoa a causa, porém, levamos em consideração as reações resultadas ao tratamento e pode ser que houve erro na dosagem ou na manipulação dos medicamentos”, disse Domingos Albaneze.

Por medida preventiva a direção da instituição afastou das funções o farmacêutico responsável por fazer a dosagem e manipulação dos procedimentos quimioterápicos. Ele trabalhava no local há apenas três meses e a falta de experiência para o cargo também pode ter sido um dos motivos que proporcionou o erro.

O caso já foi notificado à secretaria de saúde do estado e médicos especialistas em oncologia estão acompanhando os pacientes que não tem previsão de alta.
 

Comente esta notícia