Quinta-feira, 16 de Maio de 2024


Corumbá Segunda-feira, 30 de Março de 2015, 17:24 - A | A

Segunda-feira, 30 de Março de 2015, 17h:24 - A | A

Eleições regionais na Bolívia definem prefeitos de Porto Suarez e Quijarro

Erick Silva - De Corumbá e região para o Capital News

Eleitores bolivianos foram às urnas neste final de semana para a realização das eleições regionais em todo país. O ato democrático movimentou a região da fronteira com Corumbá onde candidatos concorriam ao cargo de Alcaide (prefeito), e também para a liderança do Departamento de Santa Cruz (que corresponde ao cargo de governador aqui no Brasil), ao qual são subordinados os municípios próximo à Corumbá.

Após apurados quase que a totalidade dos votos, foi reeleito o Alcaíde de Puerto Quijarro, Ybar Antelo Dorado, também conhecido como “Babalu”. O atual administrador da cidade obteve o percentual de 56% dos votos e permanecerá no poder. Já no município de Puerto Suares o atual alcaide Roberto Vaca, que apesar de licenciado do cargo concorreu ao pleito, não conseguiu a reeleição sendo vencido pelo opositor Sebastian Hurtado do MNR, mais conhecido como “Chavaco”.

Departamentos

Em todo país o Domingo foi de muito movimento principalmente nas regiões onde se concentram a maior parte do eleitorado boliviano como no caso da capital Santa Cruz de La Sierra. Neste departamento o vencedor foi Rubén Costas (MDS), reeleito segundo a imprensa boliviana com 59,3% dos votos. Já o Alcaíde de Santa Cruz é o Percy Fernandes também reeleito com 42,3% do total dos votos.

Apesar de ainda manter a maioria dos aliados à frente dos departamentos, a imprensa boliviana publicou nesta segunda-feira que o presidente Evo Morales perdeu aliados em dois de seus redutos na região de La Paz. A nova presidenta da Câmara de El Alto, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é SoledadChapeton, uma educadora, do partido do principal líder da oposição boliviana, o milionário Samuel Doria Medina (centro-direita).

Chapeton, de 34 anos e origem aimara, obteve 55% dos votos frente ao candidato do MAS, Edgar Patana (28%), que tentava ser reeleito, de acordo com a pesquisa Ipsos, feita após o fim da votação para a cadeia de televisão ATB. O MAS sofreu também derrota na província de La Paz, onde o antigo ministro da Educação Félix Patzi, um dissidente do MAS, conquistou 52% dos votos contra 29% da candidata do partido no poder, Felipa Huanca (alvo de inquérito por corrupção).

O opositor LuisRevilla foi reeleito como presidente da câmara de La Paz, com quase 60% dos votos. Em outubro passado, Evo Morales foi reeleito presidente pela terceira vez, no primeiro turno das eleições, com 61% dos votos, tendo garantido também o controle do Congresso, com dois terços dos lugares para o seu partido.

 

Comente esta notícia