Sábado, 18 de Maio de 2024


Corumbá Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014, 12:34 - A | A

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014, 12h:34 - A | A

Com infestação de mosquito mais alta do Estado, Corumbá “declara guerra” contra dengue

Anahi Zurutuza - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Começa nesta quarta-feira (15), mutirão de combate à dengue em Corumbá, envolvendo técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da prefeitura, com a ajuda da Marinha. A cidade está em alerta por ter registrado o mais alto índice de infestação do mosquito transmissor da doença do Mato Grosso do Sul, conforme o primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) do ano.

O índice é calculado com base na quantidade de focos do mosquito encontrados durante visitas dos agentes de saúde. Em Corumbá, a infestação é de 4,63%, muito acima do considerado tolerável pelo Ministério da Saúde, que é 1%. Na Capital, por exemplo, o índice ficou em 2,1%, o dobro do aceitável.

A situação é mais crítica nos bairros Guarani, que registrou taxa de infestação de 13,3%. Também é considerada grave a situação do Nova Corumbá (9,8%), Generoso (9,38%) e Guatós (9,09%).

Segundo o coordenador estadual de combate à dengue, Gilmar Cipriano Ribeiro, Corumbá, além de ser uma cidade muito quente, tem o agravante de moradores dos bairros da parte mais alta sofrerem com a constante falta d’água. “Muitos focos são encontrados nos locais usados por estes moradores para armazenar água. Junto com a questão da temperatura, a cidade se torna o local ideal para a proliferação do mosquito”, explica.

Mutirão

A Prefeitura de Corumbá, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Marinha, começa hoje verdadeira “operação de guerra” contra a dengue. As estratégias de combate ao transmissor da doença foram traçadas em reunião de emergência realizada nessa quarta-feira, dia 14.

De acordo com coordenador estadual, agentes de saúde com ajuda de funcionários de outras secretarias e soldados da Marinha vão trabalhar inicialmente na eliminação dos focos do mosquito da dengue de forma mecânica. “A limpeza dos terrenos e a eliminação dos recipientes que podem se tornar depósito de ovos do Aedes aegyti é a forma mais eficaz de evitar o avanço da doença”.

Aliado à primeira medida, um carro fumacê vai “rodar a cidade” espalhando o inseticida contra os mosquitos adultos. A borrifação de inseticida nas residências só será feita nas proximidades de locais onde vivem as pessoas diagnosticadas com a doença, como já é feito na rotina.

Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura de Corumbá, as ações começam pelo Bairro Guarani, ‘campeão’ de focos do mosquito da dengue, seguido do Nova Corumbá, Generoso, Guató, Centro América, Centro 1 (entre a Edu Rocha e Antônio Maria Coelho), Popular Velha, Cristo Redentor, Popular Nova, Dom Bosco, centro 2 (entre Antônio Maria Coelho e Albuquerque), Universitário, Aeroporto, Arthur Marinho, Nossa Senhora de Fátima, Maria Leite, Cervejaria, Beira Rio, Industrial, Previsul e Jardim dos Estados.
 

Comente esta notícia