Domingo, 05 de Maio de 2024


Corumbá Sábado, 21 de Março de 2015, 08:04 - A | A

Sábado, 21 de Março de 2015, 08h:04 - A | A

Após dois anos Corumbá volta a registrar caso de raiva animal

Erick Silva - de Corumbá para o Capital News

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou um caso de raiva animal na área urbana de Corumbá no final da tarde de quarta-feira, 18. Trata-se de um cachorro que veio a óbito no dia 13, sexta-feira. O caso foi descoberto por um agente de endemias durante o trabalho de rotina, que comunicou o fato ao CCZ. A cadela ainda estava viva, mas apresentando alterações sugestivas de raiva animal. Quando a equipe chegou ao local, já estava morto.

Foi feita a coleta de material encefálico e encaminhado para Campo Grande. O resultado chegou no final da tarde de quarta-feira, 18. Em virtude disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, adotou um conjunto de ações para evitar o avanço da doença na região, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira, 19, foi feito o bloqueio de foco, comunicação do caso às unidades de saúde da região, inclusive à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas – UPA – 24 Horas (o novo Pronto Socorro da parte alta da cidade), ao Pronto Socorro Municipal, aos agentes comunitários de saúde da região, às organizações não governamentais e à própria imprensa.

Já no sábado, 21, a Prefeitura realiza uma campanha de vacinação contra a raiva animal, em cães e gatos, na região da Nova Corumbá. A imunização será das 07 às 13 horas, de casa em casa. Além disso, vai ser realizada a captura de cães não domiciliados que serão encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses onde permanecerão por um período de três dias, aguardando o proprietário, com a carteirinha de vacinação do animal, para ser liberado. Diante disso, a Prefeitura solicita apoio da população para manter seus animais dentro de suas casas, evitando que fiquem soltos pelas ruas, sujeitos inclusive ao vírus da raiva animal. Como se sabe, com o surgimento desse caso, está ocorrendo a circulação viral. Além disso, a Prefeitura aguarda também o resultado de exames laboratoriais que vão apontar qual o tipo de vírus que está circulando na região, que já sendo feito em Campo Grande.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. A transmissão se dá do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Não existe cura, inclusive no ser humano infectado.

Comente esta notícia