Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 13 de Julho de 2019, 12:12 - A | A

Sábado, 13 de Julho de 2019, 12h:12 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Trump pode nomear filho embaixador no Brasil, se Bolsonaro nomear filho nos EUA

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Instagram @bolsonarosp Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Eduardo acompanhou o pai presidente na visita a Trump, que cogita indicar o filho Erick para ser embaixador no Brasil

O presidente Donald Trump poderá designar um de seus cinco filhos, Erick Trump, para assumir a embaixada dos Estados Unidos em Brasília, caso o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) for nomeado embaixador em Washington pelo pai Jair Bolsonaro. Conforme o jornal O Globo, "fontes envolvidas no assunto" afirmam que "o envio dos filhos dos dois presidentes para assumir as respectivas embaixadas consolidaria as relações bilaterais". Erick e Eduardo têm 35 anos, idade mínima no Brasil para ser embaixador. O filho de Bolsonaro também é amigo de Ivanka, assessora influente do pai Donald Trump.

 

• • • • •

 

Bolsonaro fala em nomear o filho Eduardo como embaixador nos Estados Unidos

Fotos Divulgação e Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Donald Trump com o deputado federal Eduardo e Jair Bolsonaro, que cogita nomear o filho embaixador

Jair Bolsonaro falou na quinta (11) sobre a possibilidade de nomear o filho Eduardo Bolsonaro como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, cargo que está vago desde março. "É uma coisa que está no meu radar, sim, existe essa possibilidade. Ele é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo. No meu entender, poderia ser uma pessoa adequada e daria conta do recado perfeitamente em Washington", disse o presidente. Consultado, o deputado federal Flávio Bolsonaro (PSL-SP) afirmou à imprensa que não recebeu convite oficial, disse que vai conversar com o pai e com o ministro Enesto Araújo (Itamaraty). Admitiu renunciar ao mandato caso seja confiada a ele essa missão. O jornal O Globo ouviu diplomatas antigos do Itamaraty que afirmaram ter ficado surpresos, mas avaliam que Eduardo tem vantagens que poderão ser aproveitadas nas relações entre Brasil e EUA, como ser conhecido pessoalmente por Donald Trump e ser amigo pessoal de uma das filhas do americano, Ivanka Trump. Veja o que disse Eduardo Bolsonaro à imprensa, em vídeo da BandNews.

 

• • • • •

 

Nelsinho rebate oposição e diz que filho de Bolsonaro terá êxito como embaixador

Jane de Araújo/Agência Senado

ColunaMarcoEusébio

Presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, Nelsinho é a favor, e o vice Marcos do Val é contra

Indagado sobre críticas da oposição e de outros integrantes da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado que classificam como nepotismo a intenção de Jair Bolsonaro de nomear o filho deputado federal Eduardo como embaixador nos Estados Unidos, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) respondeu à Folha de S.Paulo: "Quem está chiando, vai se candidatar, levar facada, ganha e aí indica quem quiser". Presidente da comissão, a qual cabe emitir parecer sobre indicados para embaixadas antes de serem sabatinados pela Casa, Nelsinho diz não haver nepotismo por ser ato discricionário e lembrou que quando acompanhou a comitiva presidencial aos EUA, percebeu qualidades em Eduardo para exercer o cargo. "Notei lá uma desenvoltura bastante firme dele. Alguns eventos, ele mesmo que organizou. Para mim, ele vai surpreender e vai desempenhar com muito êxito esta nova missão, desde que tudo possa ser superado e preenchido. A Folha ouviu outros integrantes da comissão, como o vice presidente da CRE Marcos do Val (Cidadania-ES), que disse não ser favorável, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que classificou o caso como "nepotismo" e prometeu acionar o Supremo caso Eduardo seja indicado pelo pai para o cargo.

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS