Quinta-feira, 16 de Maio de 2024


Saúde Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015, 16:29 - A | A

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015, 16h:29 - A | A

Mosquito da dengue

Saúde confirma cinco novos casos de Febre Chikungunya em Corumbá

Casos teriam sido confirmados na última semana e divulgados através do boletim epidemiológico nesta quarta-feira

Erik Silva
De Corumbá para o Capital News

Erik Silva

 Secretaria Estadual de Saúde confirma cinco novos casos de Febre Chikungunya em Corumbá

Cinco novos casos confirmados na última semana e outros três pacientes estão sob suspeita aguardando o resultado de exames laboratoriais

Cinco novos casos de febre Chikungunya foram confirmados em Corumbá. O alerta foi emitido pela secretaria estadual de saúde de Mato Grosso do Sul no final da tarde desta quarta-feira (16), quando um boletim epidemiológico revelou que somente na última semana, cinco novos casos da doença foram confirmados através de exames laboratoriais. Com isso Corumbá passa a ser o município do estado com o maior número de casos já confirmados totalizando seis vítimas até o momento.

 

A informação acende o alerta ao município pantaneiro principalmente pelo fato de que todos os pacientes teriam sido infectados na própria cidade. O primeiro caso confirmado de Febre ChiChikungunya na região foi comunicado no dia 23 de julho e as informações seria de que se tratava de um caso importado da doença, uma vez que o paciente teria sido contaminado durante uma viagem à Bolívia.

 

Imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde colocou em prática um plano de contingenciamento da doença a partir da região onde morava o paciente se estendendo para as demais regiões da cidade. O número que é considerado alto pelas autoridades pode se agravar, uma vez que ainda existem outros três casos suspeitos aguardando resultado de exames laboratoriais.

Reprodução

 Secretaria Estadual de Saúde confirma cinco novos casos de Febre Chikungunya em Corumbá

 

 

Prevenção

As orientações para a prevenção da doença são as mesmas utilizadas para a dengue, que possui também o Aedes Aegypti como vetor: Descarte todos os objetos não utilizados que estiverem expostos às chuvas e podem acumular água: pneus, latas, garrafas, baldes, etc; tampe os tonéis e depósitos de água e troque diariamente a água dos bebedouros dos animais; coloque terra ou areia nos vasinhos de plantas, ou lugares que acumulem água; coloque o lixo em sacos plásticos, e mantenha a lixeira completamente tampada; tampe bem os recipientes que utiliza para acondicionar água: garrafões, jarras, taques, etc; troque a água das plantas a cada três dias.

 

Atenção aos sintomas

Individuo com febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de início agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do início dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.

 

Recomendações

Manter repouso;

Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas;

Manter amamentação;

Procurar uma unidade de saúde;

Evitar a exposição à mosquitos

 

Atenção

Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses e até anos.

Geralmente ocorrem casos próximos.

Pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo.

O mesmo mosquito pode carregar os dois vírus (DENGUE E CHIKV).

 

CONDIÇÕES DE RISCO

Gestantes;

Menores de 2 anos;

Maiores de 65;

 

Comente esta notícia